CBO 3331-05 - Instrutor de autoescola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores e professores de cursos livres
O profissional no cargo de Instrutor de autoescola CBO 3331-05 ministra aulas teóricas e práticas em Centros de Formação de Condutores, atuando em cursos de formação, atualização e reciclagem de condutores de veículos Segue as normas emitidas pelos órgãos nacionais de trânsito, a legislação do trânsito e as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3331-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de autoescola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-05
- Técnicos de nível médio.
- Instrutores e professores de cursos livres.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Instrutor de autoescola
O Instrutor de autoescola CBO 3331-05 colabora no planejamento dos cursos, adequando os conteúdos e as atividades práticas a diferentes públicos - pessoas com deficiência, as que sofrem de traumas em relação ao ato de dirigir, entre outros - e levando em consideração a legislação pertinente Ministra aulas para candidatos a condutores, abordando condução prática de veículos, leis de trânsito, princípios da direção defensiva, trânsito seguro, noções de mecânica, proteção ao meio ambiente e respeito à vida.
Avalia o aprendizado individual de cada aluno, acompanhando seu aproveitamento e identificando suas dificuldades.
Faz registros do desempenho e da frequência de alunos, prestando informações sobre sua evolução Pode utilizar simuladores de direção.
Trabalha segundo princípios da ética e do convívio social no trânsito, transmitindo esses valores aos alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3331-05 deve planejar cursos, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, avaliar alunos, criar cursos livres, sugerir mudanças estruturais no curso, definir materiais didáticos.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3331-05
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Atividades exercidas por um Instrutor de autoescola CBO 3331-05
Um Instrutor de autoescola (ou sinônimo) deve elucidar dúvidas dos alunos, desenvolver criatividade, controlar presença dos alunos, elaborar cronograma dos cursos, mediar relação ensino-aprendizagem, monitorar desempenho dos alunos, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas, demonstrar flexibilidade, compatibilizar diferenças entre alunos, levantar necessidades do público alvo, definir conteúdo programático dos cursos, acompanhar mudanças e tendências de mercado, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, promover atividades práticas, acompanhar realização dos exercícios, aprimorar-se continuamente, diagnosticar nível de conhecimento do aluno, preparar planos de aula, identificar dificuldades dos alunos, elaborar atividades teóricas e práticas, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, informar aluno acerca de seu aproveitamento, manusear materiais e equipamentos técnicos, elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, elaborar relatórios, dominar conteúdo ministrado, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, elaborar instrumentos de avaliação, despertar outros interesses nos alunos, adequar metodologia aos objetivos do curso, definir objetivos gerais dos cursos, adequar cursos às mudanças do mercado.