CBO 3331-10 - Instrutor de cursos livres - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores e professores de cursos livres
O profissional no cargo de Instrutor de cursos livres CBO 3331-10 planeja e ministra aulas em cursos livres Desenvolve atividades práticas, podendo correlacioná-las, de acordo com o programa, a conceitos teóricos.
Acompanha e avalia o desempenho dos alunos Pode elaborar programa de curso para atender à demanda de empresas, corporações ou indivíduos Prepara e organiza os ambientes de ensino - em especial oficinas e laboratórios - e os recursos didáticos.
Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de cursos livres, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-10
- Técnicos de nível médio.
- Instrutores e professores de cursos livres.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Instrutor de cursos livres
O Instrutor de cursos livres CBO 3331-10 planeja aulas, considerando o programa do curso, observando o perfil da clientela e adequando as estratégias de ensino e de avaliação contínua Ministra aulas, desenvolvendo atividades práticas, que podem ser correlacionadas a conceitos teóricos da área do curso.
Propõe desafios que gerem motivação e interesse dos alunos, estimulando a criatividade, a curiosidade e o trabalho em equipe.
Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação Pode elaborar programa de curso para atendimento a empresas, corporações ou indivíduos, a partir das necessidades diagnosticadas.
Prepara e organiza os ambientes de ensino – em especial oficinas e laboratórios -, fazendo a manutenção e avaliando a atualização de materiais e equipamentos Pode usar simuladores, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais e outros recursos de ensino.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3331-10 deve ministrar aulas, demonstrar competências pessoais, planejar cursos, criar cursos livres, sugerir mudanças estruturais no curso, elaborar cursos para empresas e clientes, definir materiais didáticos, avaliar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3331-10
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Atividades exercidas por um Instrutor de cursos livres CBO 3331-10
Um Instrutor de cursos livres (ou sinônimo) deve adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico, apresentar programa do curso, acompanhar elaboração de projetos, promover aulas vivenciais, auxiliar coordenação dos cursos, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, determinar carga horária do curso, elaborar materiais didáticos, elaborar instrumentos de avaliação, retratar realidade do mercado, desenvolver criatividade, definir recursos didáticos e materiais para os cursos, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, aprimorar-se continuamente, manusear materiais e equipamentos técnicos, elaborar cronograma dos cursos, diagnosticar nível de conhecimento do aluno, monitorar desempenho dos alunos, sugerir valor de cursos, dominar conteúdo ministrado, propor elaboração de módulos avançados, tutoriar alunos a distância, identificar dificuldades dos alunos, adequar estratégias e ou conteúdo do curso, definir objetivos gerais dos cursos, definir conteúdo programático dos cursos, participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional, informar aluno acerca de seu aproveitamento, adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes, discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos, realizar pesquisas bibliográficas, despertar outros interesses nos alunos, desenvolver módulos do curso, adequar cursos às mudanças do mercado, atualizar material didático existente, estimular criatividade, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas, detectar demanda de mercado, mediar relação ensino-aprendizagem, formatar projetos de cursos, consultar bibliografia, elaborar relatórios, demonstrar flexibilidade, elucidar dúvidas dos alunos, diagnosticar necessidades das empresas, compatibilizar diferenças entre alunos, elaborar atividades teóricas e práticas, compilar informações coletadas da pesquisa, levantar necessidades do público alvo, promover atividades práticas, acompanhar mudanças e tendências de mercado, analisar material didático existente, expor mudanças de mercado, adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso, acompanhar realização dos exercícios, elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado, adequar metodologia aos objetivos do curso, pesquisar segmento de mercado, preparar planos de aula, visitar empresas e clientes, estabelecer objetivos específicos dos cursos, determinar pré-requisitos do público alvo, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, aplicar procedimentos de avaliação contínua, controlar presença dos alunos, utilizar recursos audiovisuais, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos.