CBO 3331-10 - Instrutor de cursos livres - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores e professores de cursos livres
O profissional no cargo de Instrutor de cursos livres CBO 3331-10 planeja e ministra aulas em cursos livres Desenvolve atividades práticas, podendo correlacioná-las, de acordo com o programa, a conceitos teóricos.
Acompanha e avalia o desempenho dos alunos Pode elaborar programa de curso para atender à demanda de empresas, corporações ou indivíduos Prepara e organiza os ambientes de ensino - em especial oficinas e laboratórios - e os recursos didáticos.
Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de cursos livres, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-10
- Técnicos de nível médio.
- Instrutores e professores de cursos livres.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Instrutor de cursos livres
O Instrutor de cursos livres CBO 3331-10 planeja aulas, considerando o programa do curso, observando o perfil da clientela e adequando as estratégias de ensino e de avaliação contínua Ministra aulas, desenvolvendo atividades práticas, que podem ser correlacionadas a conceitos teóricos da área do curso.
Propõe desafios que gerem motivação e interesse dos alunos, estimulando a criatividade, a curiosidade e o trabalho em equipe.
Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação Pode elaborar programa de curso para atendimento a empresas, corporações ou indivíduos, a partir das necessidades diagnosticadas.
Prepara e organiza os ambientes de ensino – em especial oficinas e laboratórios -, fazendo a manutenção e avaliando a atualização de materiais e equipamentos Pode usar simuladores, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais e outros recursos de ensino.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3331-10 deve avaliar alunos, elaborar cursos para empresas e clientes, ministrar aulas, sugerir mudanças estruturais no curso, criar cursos livres, demonstrar competências pessoais, planejar cursos, definir materiais didáticos.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3331-10
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Atividades exercidas por um Instrutor de cursos livres CBO 3331-10
Um Instrutor de cursos livres (ou sinônimo) deve elucidar dúvidas dos alunos, despertar outros interesses nos alunos, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, acompanhar realização dos exercícios, utilizar recursos audiovisuais, atualizar material didático existente, estimular criatividade, definir conteúdo programático dos cursos, adequar cursos às mudanças do mercado, desenvolver módulos do curso, adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes, acompanhar mudanças e tendências de mercado, adequar metodologia aos objetivos do curso, promover aulas vivenciais, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, controlar presença dos alunos, auxiliar coordenação dos cursos, expor mudanças de mercado, identificar dificuldades dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, realizar pesquisas bibliográficas, pesquisar segmento de mercado, mediar relação ensino-aprendizagem, discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos, elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, elaborar relatórios, definir recursos didáticos e materiais para os cursos, apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado, sugerir valor de cursos, elaborar cronograma dos cursos, informar aluno acerca de seu aproveitamento, preparar planos de aula, adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico, detectar demanda de mercado, monitorar desempenho dos alunos, diagnosticar nível de conhecimento do aluno, estabelecer objetivos específicos dos cursos, manusear materiais e equipamentos técnicos, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas, analisar material didático existente, levantar necessidades do público alvo, compilar informações coletadas da pesquisa, aprimorar-se continuamente, dominar conteúdo ministrado, consultar bibliografia, participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional, adequar estratégias e ou conteúdo do curso, aplicar procedimentos de avaliação contínua, acompanhar elaboração de projetos, propor elaboração de módulos avançados, demonstrar flexibilidade, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, compatibilizar diferenças entre alunos, elaborar atividades teóricas e práticas, formatar projetos de cursos, retratar realidade do mercado, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, determinar pré-requisitos do público alvo, diagnosticar necessidades das empresas, determinar carga horária do curso, adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso, tutoriar alunos a distância, apresentar programa do curso, visitar empresas e clientes, elaborar materiais didáticos, desenvolver criatividade, promover atividades práticas, definir objetivos gerais dos cursos.