CBO 3331-15 - Professores de cursos livres - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores e professores de cursos livres
O profissional no cargo de Professores de cursos livres CBO 3331-15 planeja e ministra aulas em cursos livres, cumprindo programa que elaborou ou aquele estabelecido por instituição de ensino Acompanha e avalia o desempenho de cada aluno.
Pode elaborar o programa do curso, levantando necessidades do público-alvo e a demanda do mercado de trabalho Organiza os ambientes de ensino Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos.
Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professores de cursos livres, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-15
- Técnicos de nível médio.
- Instrutores e professores de cursos livres.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professores de cursos livres
O Professores de cursos livres CBO 3331-15 planeja aulas com base no programa do curso, levando em consideração o perfil da clientela e as estratégias de ensino adotadas Ministra aulas, propondo atividades que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.
Para facilitar o aprendizado, pode utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos.
Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação Pode elaborar o programa do curso, pesquisando bibliografia, analisando informações sobre o tema do curso – inclusive referentes ao mercado de trabalho -, levantando o perfil do público-alvo e, no caso de cursos realizados para empresas ou outro cliente, a demanda a ser atendida.
Define objetivos, carga horária, conteúdos programáticos, instalações, recursos didáticos, estratégias de ensino e critérios para acompanhamento do desempenho do aluno Pode sugerir mudanças à coordenação das instituições de ensino em que atua, para adequar o curso às mudanças do mercado de trabalho e/ou para aumentar o aprendizado dos alunos.
Prepara e organiza os ambientes de ensino.
Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos, considerando o público alvo e os objetivos do curso Pode usar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, jogos e outros recursos de ensino.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3331-15 deve ministrar aulas, criar cursos livres, definir materiais didáticos, demonstrar competências pessoais, avaliar alunos, sugerir mudanças estruturais no curso, elaborar cursos para empresas e clientes, planejar cursos.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3331-15
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Atividades exercidas por um Professores de cursos livres CBO 3331-15
Um Professores de cursos livres (ou sinônimo) deve elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, elaborar cronograma dos cursos, visitar empresas e clientes, adequar estratégias e ou conteúdo do curso, compatibilizar diferenças entre alunos, diagnosticar nível de conhecimento do aluno, aplicar procedimentos de avaliação contínua, despertar outros interesses nos alunos, definir conteúdo programático dos cursos, participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional, discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos, pesquisar segmento de mercado, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, atualizar material didático existente, controlar presença dos alunos, definir objetivos gerais dos cursos, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, informar aluno acerca de seu aproveitamento, determinar pré-requisitos do público alvo, retratar realidade do mercado, expor mudanças de mercado, propor elaboração de módulos avançados, adequar cursos às mudanças do mercado, estabelecer objetivos específicos dos cursos, detectar demanda de mercado, identificar dificuldades dos alunos, formatar projetos de cursos, tutoriar alunos a distância, elaborar materiais didáticos, dominar conteúdo ministrado, elaborar atividades teóricas e práticas, elaborar relatórios, promover aulas vivenciais, acompanhar mudanças e tendências de mercado, elucidar dúvidas dos alunos, determinar carga horária do curso, adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico, adequar metodologia aos objetivos do curso, realizar pesquisas bibliográficas, sugerir valor de cursos, utilizar recursos audiovisuais, preparar planos de aula, apresentar programa do curso, diagnosticar necessidades das empresas, acompanhar elaboração de projetos, consultar bibliografia, monitorar desempenho dos alunos, levantar necessidades do público alvo, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes, acompanhar realização dos exercícios, elaborar instrumentos de avaliação, estimular criatividade, compilar informações coletadas da pesquisa, demonstrar flexibilidade, mediar relação ensino-aprendizagem, apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado, desenvolver criatividade, promover atividades práticas, adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso, definir recursos didáticos e materiais para os cursos, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, auxiliar coordenação dos cursos, analisar material didático existente, aprimorar-se continuamente, manusear materiais e equipamentos técnicos, desenvolver módulos do curso.