CBO 3331-15 - Professores de cursos livres - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores e professores de cursos livres
O profissional no cargo de Professores de cursos livres CBO 3331-15 planeja e ministra aulas em cursos livres, cumprindo programa que elaborou ou aquele estabelecido por instituição de ensino Acompanha e avalia o desempenho de cada aluno.
Pode elaborar o programa do curso, levantando necessidades do público-alvo e a demanda do mercado de trabalho Organiza os ambientes de ensino Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos.
Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professores de cursos livres, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-15
- Técnicos de nível médio.
- Instrutores e professores de cursos livres.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professores de cursos livres
O Professores de cursos livres CBO 3331-15 planeja aulas com base no programa do curso, levando em consideração o perfil da clientela e as estratégias de ensino adotadas Ministra aulas, propondo atividades que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.
Para facilitar o aprendizado, pode utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos.
Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação Pode elaborar o programa do curso, pesquisando bibliografia, analisando informações sobre o tema do curso – inclusive referentes ao mercado de trabalho -, levantando o perfil do público-alvo e, no caso de cursos realizados para empresas ou outro cliente, a demanda a ser atendida.
Define objetivos, carga horária, conteúdos programáticos, instalações, recursos didáticos, estratégias de ensino e critérios para acompanhamento do desempenho do aluno Pode sugerir mudanças à coordenação das instituições de ensino em que atua, para adequar o curso às mudanças do mercado de trabalho e/ou para aumentar o aprendizado dos alunos.
Prepara e organiza os ambientes de ensino.
Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos, considerando o público alvo e os objetivos do curso Pode usar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, jogos e outros recursos de ensino.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3331-15 deve elaborar cursos para empresas e clientes, planejar cursos, criar cursos livres, sugerir mudanças estruturais no curso, ministrar aulas, definir materiais didáticos, avaliar alunos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3331-15
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Atividades exercidas por um Professores de cursos livres CBO 3331-15
Um Professores de cursos livres (ou sinônimo) deve diagnosticar nível de conhecimento do aluno, identificar dificuldades dos alunos, desenvolver criatividade, participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional, realizar pesquisas bibliográficas, aprimorar-se continuamente, visitar empresas e clientes, estimular criatividade, atualizar material didático existente, tutoriar alunos a distância, adequar metodologia aos objetivos do curso, desenvolver módulos do curso, elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, definir objetivos gerais dos cursos, controlar presença dos alunos, despertar outros interesses nos alunos, levantar necessidades do público alvo, acompanhar realização dos exercícios, preparar planos de aula, determinar pré-requisitos do público alvo, adequar cursos às mudanças do mercado, dominar conteúdo ministrado, adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso, apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado, informar aluno acerca de seu aproveitamento, acompanhar mudanças e tendências de mercado, adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes, demonstrar flexibilidade, elucidar dúvidas dos alunos, utilizar recursos audiovisuais, propor elaboração de módulos avançados, compatibilizar diferenças entre alunos, definir recursos didáticos e materiais para os cursos, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, sugerir valor de cursos, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico, elaborar materiais didáticos, formatar projetos de cursos, retratar realidade do mercado, estabelecer objetivos específicos dos cursos, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas, acompanhar elaboração de projetos, elaborar instrumentos de avaliação, apresentar programa do curso, promover aulas vivenciais, pesquisar segmento de mercado, compilar informações coletadas da pesquisa, detectar demanda de mercado, expor mudanças de mercado, monitorar desempenho dos alunos, promover atividades práticas, auxiliar coordenação dos cursos, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, adequar estratégias e ou conteúdo do curso, aplicar procedimentos de avaliação contínua, determinar carga horária do curso, diagnosticar necessidades das empresas, mediar relação ensino-aprendizagem, discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos, manusear materiais e equipamentos técnicos, elaborar cronograma dos cursos, elaborar atividades teóricas e práticas, consultar bibliografia, analisar material didático existente, definir conteúdo programático dos cursos, elaborar relatórios.