CBO 3411-05 - Piloto comercial (exceto linhas aéreas) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins
O profissional no cargo de Piloto comercial (exceto linhas aéreas) CBO 3411-05 atua como piloto comercial de aeronave de asa fixa - exceto aeronave de linha aérea -, traçando plano operacional de voo, obtendo autorização de voo e do local de pouso, inspecionando aeronave e equipamentos, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, decolando, operando aeronave durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando aeronave Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.
Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva na aeronave Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3411-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Piloto comercial (exceto linhas aéreas), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins CBO 3411-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-05
- Técnicos de nível médio.
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins.
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
O que faz um Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
O Piloto comercial (exceto linhas aéreas) CBO 3411-05 traça plano operacional de voo, examinando condições operacionais do destino e alternativas, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação da aeronave ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais da aeronave, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.
Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e analisando condições da pista.
Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona aeronave e equipamentos, conferindo documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa da aeronave, checando sistemas operacionais da aeronave, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, conferindo artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas e farmácia, e checando equipamentos de emergência e segurança.
Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.
Faz o avião taxiar na pista, antes de decolar.
Opera aeronave, procedendo decolagem, efetuando checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, verificando e regulando sistemas que compõem a aeronave, operando descida, fazendo aproximação da pista, pousando aeronave, taxiando aeronave na pista, e desligando motores Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo.
Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves, relatando ao comandante as restrições operacionais da aeronave, e acionando apoios de terra.
Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo Pode tirar fotografias aéreas, transportar passageiros sob demanda (táxi aéreo), realizar voo de inspeção em linhas de alta tensão, executar operações de resgate e salvamento, lançar paraquedistas, ou outro serviço especializado Monitora altura e faixa de aplicação por Sistema GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System) e/ou bandeira.
Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Comunica emergência aos órgãos de controle Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo.
Zela pelas boas condições de funcionamento da aeronave, agendando manutenção preventiva, periódica e corretiva Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes.
Atua no sentido de minimizar os efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, adotando procedimentos de navegação e técnicas de voo que levem à redução de ruídos e à diminuição do impacto da emissão de gases dos motores da aeronave na qualidade do ar Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica.
Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis, usando máscara de oxigênio, entre outras ações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3411-05 deve inspecionar aeronave e equipamentos, trabalhar com segurança, realizar serviços especializados, demonstrar competências pessoais, agir em situações de emergência e anormalidade, comunicar-se, traçar plano operacional, operar aeronaves, interpretar regras de tráfego aéreo.
Condições de trabalho dessas profissões
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3411-05
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.
Atividades exercidas por um Piloto comercial (exceto linhas aéreas) CBO 3411-05
Um Piloto comercial (exceto linhas aéreas) (ou sinônimo) deve consultar publicações do depv - diretoria de eletrônica e proteção ao vôo, conferir peso da carga, calcular quantidade de combustível, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, demonstrar paciência, manusear extintores de incêndio, planejar rota e nível de vôo - altitude, usar máscara de oxigênio - vôo sem pressurização, acima de 10.000 pés, checar sistemas operacionais da aeronave, conferir equipamentos de emergência e segurança, comunicar ocorrências ao comandante ou a manutenção, examinar combustível - quantidade, qualidade e tipo, interpretar cartas e mapas, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, reconfigurar performance da aeronave, mostrar-se apto fisicamente, efetuar check list de cada fase da operação - conferir lista já elaborada, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, conviver com diferenças, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, adaptar-se a diversidade de culturas, combater causas da emergência, determinar velocidade e posição de, demonstrar raciocínio lógico, obter autorização para local de pouso, realizar vôos de inspeção em linhas de alta tensão, gerenciar procedimentos, ajustar potência do motor, monitorar altura e faixas de aplicação por gps - sistema global de posição e ou bandeira, verificar existência e condições de local para pouso, lançar paraquedistas, regular sistemas que compõem a aeronave, efetuar acrobacias, aplicar regras de vôo por instrumentos, pousar aeronave, operar aproximação, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, verificar condições meteorológicas, preparar notificação de vôo, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, demonstrar uso de equipamentos de emergência, alijar - liberar faixa de propaganda, ativar sistemas alternativos, participar de treinamentos de segurança, identificar a anormalidade ou emergência, operar descida, comunicar-se por sinais, adaptar-se a diferentes climas e horários, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, verificar condições operacionais do destino e alternativas, preencher comunicado de segurança, pescar - enganchar faixa de propaganda, monitorar rota e altitude autorizadas, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, decolar aeronave, tomar decisões, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, trabalhar em equipe, realizar operações resgate e salvamento, acionar apoios de terra, tirar fotografias aéreas, gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme check list, administrar o estresse, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, acompanhar navegação e consumo de combustível, demonstrar liderança, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, submeter-se a revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, operar cruzeiro, determinar potências do motor conforme tabelas, manusear garrafas de oxigênio portáteis, realizar inspeção externa da aeronave, analisar condições da pista - cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura, determinar peso máximo de decolagem e pouso, demonstrar autocontrole, conferir artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas, farmácia, reconhecer área de aplicação - agrícola e aerofotogrametria, preencher documentação de bordo, desligar motores, providenciar degelo na aeronave - operação inverno, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, efetuar procedimentos de abandono, desativar sistemas previstos, examinar amarração das cargas, taxiar aeronave, proceder a partida e táxi, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, alijar - soltar carga e ou combustível, operar subida, controlar potências e velocidades de acordo com fases de vôo, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, monitorar sistemas que compõem a aeronave, consultar manuais da aeronave, obter autorização de vôo, aplicar regras de vôo visual, orientar-se espacialmente, treinar procedimentos de emergência em simulador de vôo, expressar-se verbalmente, examinar posicionamento e distribuição das cargas, usar equipamentos de proteção individual.