CBO 3411-05 - Piloto comercial (exceto linhas aéreas) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins
O profissional no cargo de Piloto comercial (exceto linhas aéreas) CBO 3411-05 atua como piloto comercial de aeronave de asa fixa - exceto aeronave de linha aérea -, traçando plano operacional de voo, obtendo autorização de voo e do local de pouso, inspecionando aeronave e equipamentos, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, decolando, operando aeronave durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando aeronave Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.
Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva na aeronave Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3411-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Piloto comercial (exceto linhas aéreas), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins CBO 3411-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-05
- Técnicos de nível médio.
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins.
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
O que faz um Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
O Piloto comercial (exceto linhas aéreas) CBO 3411-05 traça plano operacional de voo, examinando condições operacionais do destino e alternativas, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação da aeronave ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais da aeronave, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.
Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e analisando condições da pista.
Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona aeronave e equipamentos, conferindo documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa da aeronave, checando sistemas operacionais da aeronave, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, conferindo artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas e farmácia, e checando equipamentos de emergência e segurança.
Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.
Faz o avião taxiar na pista, antes de decolar.
Opera aeronave, procedendo decolagem, efetuando checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, verificando e regulando sistemas que compõem a aeronave, operando descida, fazendo aproximação da pista, pousando aeronave, taxiando aeronave na pista, e desligando motores Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo.
Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves, relatando ao comandante as restrições operacionais da aeronave, e acionando apoios de terra.
Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo Pode tirar fotografias aéreas, transportar passageiros sob demanda (táxi aéreo), realizar voo de inspeção em linhas de alta tensão, executar operações de resgate e salvamento, lançar paraquedistas, ou outro serviço especializado Monitora altura e faixa de aplicação por Sistema GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System) e/ou bandeira.
Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Comunica emergência aos órgãos de controle Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo.
Zela pelas boas condições de funcionamento da aeronave, agendando manutenção preventiva, periódica e corretiva Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes.
Atua no sentido de minimizar os efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, adotando procedimentos de navegação e técnicas de voo que levem à redução de ruídos e à diminuição do impacto da emissão de gases dos motores da aeronave na qualidade do ar Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica.
Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis, usando máscara de oxigênio, entre outras ações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3411-05 deve traçar plano operacional, operar aeronaves, realizar serviços especializados, agir em situações de emergência e anormalidade, inspecionar aeronave e equipamentos, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, interpretar regras de tráfego aéreo, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3411-05
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.
Atividades exercidas por um Piloto comercial (exceto linhas aéreas) CBO 3411-05
Um Piloto comercial (exceto linhas aéreas) (ou sinônimo) deve efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, regular sistemas que compõem a aeronave, checar sistemas operacionais da aeronave, lançar paraquedistas, interpretar cartas e mapas, consultar publicações do depv - diretoria de eletrônica e proteção ao vôo, expressar-se verbalmente, decolar aeronave, efetuar acrobacias, calcular quantidade de combustível, aplicar regras de vôo visual, combater causas da emergência, obter autorização de vôo, pescar - enganchar faixa de propaganda, gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme check list, monitorar altura e faixas de aplicação por gps - sistema global de posição e ou bandeira, acionar apoios de terra, examinar combustível - quantidade, qualidade e tipo, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, operar descida, realizar inspeção externa da aeronave, pousar aeronave, aplicar regras de vôo por instrumentos, operar subida, preparar notificação de vôo, orientar-se espacialmente, demonstrar raciocínio lógico, obter autorização para local de pouso, adaptar-se a diversidade de culturas, trabalhar em equipe, mostrar-se apto fisicamente, preencher documentação de bordo, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, demonstrar liderança, manusear garrafas de oxigênio portáteis, submeter-se a revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, consultar manuais da aeronave, comunicar-se por sinais, ativar sistemas alternativos, verificar existência e condições de local para pouso, planejar rota e nível de vôo - altitude, efetuar procedimentos de abandono, administrar o estresse, providenciar degelo na aeronave - operação inverno, adaptar-se a diferentes climas e horários, manusear extintores de incêndio, reconfigurar performance da aeronave, demonstrar paciência, alijar - soltar carga e ou combustível, verificar condições operacionais do destino e alternativas, tirar fotografias aéreas, tomar decisões, determinar peso máximo de decolagem e pouso, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, comunicar ocorrências ao comandante ou a manutenção, determinar velocidade e posição de, alijar - liberar faixa de propaganda, ajustar potência do motor, monitorar sistemas que compõem a aeronave, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, taxiar aeronave, conferir peso da carga, conferir artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas, farmácia, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, demonstrar uso de equipamentos de emergência, participar de treinamentos de segurança, conviver com diferenças, examinar posicionamento e distribuição das cargas, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, operar aproximação, realizar vôos de inspeção em linhas de alta tensão, analisar condições da pista - cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura, efetuar check list de cada fase da operação - conferir lista já elaborada, controlar potências e velocidades de acordo com fases de vôo, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, examinar amarração das cargas, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, acompanhar navegação e consumo de combustível, usar máscara de oxigênio - vôo sem pressurização, acima de 10.000 pés, reconhecer área de aplicação - agrícola e aerofotogrametria, usar equipamentos de proteção individual, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, demonstrar autocontrole, preencher comunicado de segurança, identificar a anormalidade ou emergência, realizar operações resgate e salvamento, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, monitorar rota e altitude autorizadas, operar cruzeiro, treinar procedimentos de emergência em simulador de vôo, desligar motores, determinar potências do motor conforme tabelas, desativar sistemas previstos, conferir equipamentos de emergência e segurança, gerenciar procedimentos, verificar condições meteorológicas, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, proceder a partida e táxi.