CBO 3411-10 - Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins
O profissional no cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) CBO 3411-10 atua como piloto comercial de helicóptero - exceto helicóptero de linha aérea -, traçando plano operacional de voo, obtendo autorização de voo e de pouso em heliponto, inspecionando helicóptero e equipamentos, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, decolando, operando helicóptero durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando helicóptero Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.
Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva no helicóptero Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3411-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins CBO 3411-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-10
- Técnicos de nível médio.
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins.
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
O que faz um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
O Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) CBO 3411-10 traça plano operacional de voo, examinando condições operacionais do destino e alternativas, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação do helicóptero ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais de helicóptero, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.
Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e examinando dimensões do heliponto.
Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona helicóptero e equipamentos, conferindo documentação, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa do helicóptero, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, checando sistemas operacionais do helicóptero, conferindo artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas e farmácia, e checando equipamentos de emergência e segurança.
Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.
Opera helicóptero, procedendo decolagem, efetuando voo pairado e a baixa altura, fazendo checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, verificando e regulando sistemas que compõem o helicóptero, operando descida, fazendo aproximação do heliponto, pousando helicóptero, e desligando motores.
Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves, relatando ao comandante as restrições operacionais do helicóptero, e acionando apoios de terra.
Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo.
Pode manejar guincho de içamento (carga externa), transportar passageiros sob demanda (táxi aéreo), realizar voo de inspeção em linhas de alta tensão, combater incêndio, executar operações de resgate e salvamento, lançar paraquedistas, ou outro serviço especializado Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance do helicóptero Comunica emergência aos órgãos de controle.
Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo Zela pelas boas condições de funcionamento do helicóptero, agendando manutenção preventiva, periódica e corretiva Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes.
Atua na proteção ao meio ambiente, participando do combate a incêndios, e colaborando com órgãos de fiscalização ambiental, com ações de captura de imagens aéreas, de transporte e apoio às atividades das equipes terrestres, entre outras Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo.
Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis, entre outras ações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3411-10 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, agir em situações de emergência e anormalidade, realizar serviços especializados, operar aeronaves, inspecionar aeronave e equipamentos, traçar plano operacional, trabalhar com segurança, interpretar regras de tráfego aéreo.
Condições de trabalho dessas profissões
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3411-10
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.
Atividades exercidas por um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) CBO 3411-10
Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) (ou sinônimo) deve ativar sistemas alternativos, conferir artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas, farmácia, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, comunicar ocorrências ao comandante ou a manutenção, preencher documentação de bordo, efetuar vôo pairado, regular sistemas que compõem a aeronave, manejar guincho de içamento - carga externa, monitorar sistemas que compõem a aeronave, providenciar degelo na aeronave - operação inverno, efetuar vôo a baixa altura, realizar vôos de inspeção em linhas de alta tensão, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, submeter-se a revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, identificar a anormalidade ou emergência, preencher comunicado de segurança, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, manusear garrafas de oxigênio portáteis, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, preparar notificação de vôo, demonstrar liderança, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, proceder a partida e táxi, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, obter autorização de vôo, determinar velocidade e posição de, checar sistemas operacionais da aeronave, combater incêndio, monitorar rota e altitude autorizadas, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, demonstrar raciocínio lógico, realizar operações resgate e salvamento, operar descida, administrar o estresse, obter autorização para local de pouso, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, orientar-se espacialmente, comunicar-se por sinais, consultar manuais da aeronave, lançar paraquedistas, combater causas da emergência, desativar sistemas previstos, decolar aeronave, acionar apoios de terra, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, adaptar-se a diferentes climas e horários, interpretar cartas e mapas, realizar inspeção externa da aeronave, alijar - soltar carga e ou combustível, manusear extintores de incêndio, trabalhar em equipe, operar cruzeiro, demonstrar uso de equipamentos de emergência, operar aproximação, analisar dimensões do heliponto, tomar decisões, expressar-se verbalmente, participar de treinamentos de segurança, desligar motores, analisar condições da pista - cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura, consultar publicações do depv - diretoria de eletrônica e proteção ao vôo, pousar aeronave, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, adaptar-se a diversidade de culturas, demonstrar autocontrole, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, verificar condições meteorológicas, conferir peso da carga, gerenciar procedimentos, taxiar aeronave, reconfigurar performance da aeronave, aplicar regras de vôo visual, acompanhar navegação e consumo de combustível, aplicar regras de vôo por instrumentos, treinar procedimentos de emergência em simulador de vôo, efetuar check list de cada fase da operação - conferir lista já elaborada, operar subida, verificar condições operacionais do destino e alternativas, examinar combustível - quantidade, qualidade e tipo, verificar existência e condições de local para pouso, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, usar equipamentos de proteção individual, determinar potências do motor conforme tabelas, mostrar-se apto fisicamente, determinar peso máximo de decolagem e pouso, calcular quantidade de combustível, examinar amarração das cargas, controlar potências e velocidades de acordo com fases de vôo, demonstrar paciência, planejar rota e nível de vôo - altitude, examinar posicionamento e distribuição das cargas, gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme check list, efetuar procedimentos de abandono, conferir equipamentos de emergência e segurança, conviver com diferenças, ajustar potência do motor.