CBO 3411-15 - Mecânico de voo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins

O profissional no cargo de Mecânico de voo CBO 3411-15 atua como parte integrante da tripulação de voo, operando e controlando sistemas da aeronave, acompanhando navegação e consumo de combustível, regulando sistemas, ajustando potência do motor, entre outras atividades necessárias para manter a aeronave em boas condições de funcionamento Identifica ocorrências de emergência e anormalidade e toma medidas para eliminar suas causas.

Realiza preparação técnica da aeronave antes do voo, examinando funcionamento de motores, sistemas e instrumentos, e verificando quantidade, qualidade e tipo do combustível para abastecimento da aeronave Preenche documentação e relata ocorrências Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3411-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de voo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins CBO 3411-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-15

  • Técnicos de nível médio.
    • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins.
      • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.

O que faz um Mecânico de voo

O Mecânico de voo CBO 3411-15 realiza preparação técnica da aeronave para o voo, examinando tipo, qualidade e quantidade de combustível para abastecimento, verificando funcionamento de equipamentos de comunicação, e determinando peso máximo de decolagem e pouso Verifica as condições da pista para pouso, analisando cumprimento, tipo de piso e altitude.

Observa condições meteorológicas.

Inspeciona aeronave e equipamentos antes do voo, examinando o funcionamento de motores, sistemas e instrumentos, conferindo equipamentos de emergência e segurança, e realizando inspeção externa da aeronave Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso.

Durante o voo, auxilia o comandante e assessora os demais membros da tripulação, operando e controlando os sistemas da aeronave Efetua checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase do voo.

Ajusta potência do motor.

Acompanha navegação e consumo de combustível Controla potências e velocidades de acordo com fases do voo.

Regula sistemas que compõem a aeronave.

Comunica ao comandante as restrições operacionais da aeronave, as falhas técnicas de funcionamento de sistemas, e as medidas tomadas para solucionar os problemas Identifica casos de emergência e anormalidade e comunica sua ocorrência aos órgãos de controle Gerencia procedimentos de emergência e anormalidade conforme checklist.

Combate causas da emergência, desativando sistemas previstos, ativando sistemas alternativos, propondo o alijamento de carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Pode demonstrar uso de equipamentos de emergência Após o voo, preenche documentação sobre o desempenho dos sistemas e instrumentos da aeronave, registrando defeitos (panes), e relatando emergências.

Informa o consumo de combustível da aeronave Conserva ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados e acondicionados.

Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis Pode providenciar degelo na aeronave, quando necessário.

Participa de treinamentos de segurança, praticando procedimentos de emergência em simulador de voo.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3411-15 deve agir em situações de emergência e anormalidade, inspecionar aeronave e equipamentos, traçar plano operacional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, operar aeronaves, interpretar regras de tráfego aéreo.

Condições de trabalho dessas profissões

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3411-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.

Atividades exercidas por um Mecânico de voo CBO 3411-15

Um Mecânico de voo (ou sinônimo) deve calcular quantidade de combustível, acompanhar navegação e consumo de combustível, ativar sistemas alternativos, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, preencher documentação de bordo, submeter-se a revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, manusear garrafas de oxigênio portáteis, conferir artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas, farmácia, examinar amarração das cargas, monitorar sistemas que compõem a aeronave, efetuar procedimentos de abandono, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, adaptar-se a diferentes climas e horários, determinar velocidade e posição de, identificar a anormalidade ou emergência, consultar publicações do depv - diretoria de eletrônica e proteção ao vôo, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, combater causas da emergência, gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme check list, examinar posicionamento e distribuição das cargas, proceder a partida e táxi, acionar apoios de terra, providenciar degelo na aeronave - operação inverno, manusear extintores de incêndio, ajustar potência do motor, gerenciar procedimentos, demonstrar paciência, reconfigurar performance da aeronave, comunicar ocorrências ao comandante ou a manutenção, realizar inspeção externa da aeronave, preencher comunicado de segurança, conferir equipamentos de emergência e segurança, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, administrar o estresse, demonstrar liderança, desligar motores, verificar condições operacionais do destino e alternativas, determinar peso máximo de decolagem e pouso, expressar-se verbalmente, conviver com diferenças, controlar potências e velocidades de acordo com fases de vôo, adaptar-se a diversidade de culturas, usar equipamentos de proteção individual, verificar condições meteorológicas, trabalhar em equipe, alijar - soltar carga e ou combustível, demonstrar uso de equipamentos de emergência, participar de treinamentos de segurança, consultar manuais da aeronave, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, mostrar-se apto fisicamente, regular sistemas que compõem a aeronave, analisar condições da pista - cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura, treinar procedimentos de emergência em simulador de vôo, determinar potências do motor conforme tabelas, orientar-se espacialmente, checar sistemas operacionais da aeronave, tomar decisões, demonstrar autocontrole, comunicar-se por sinais, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, conferir peso da carga, examinar combustível - quantidade, qualidade e tipo, interpretar cartas e mapas, desativar sistemas previstos, demonstrar raciocínio lógico, efetuar check list de cada fase da operação - conferir lista já elaborada, verificar existência e condições de local para pouso.

Cargos e salários CBO 3411-15 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins

Salário Mecânico de Voo

Mecânico de Voo: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Voo CBO 3411-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.284 e 8.836 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3411-15.