CBO 3411-20 - Piloto agrícola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins
O profissional no cargo de Piloto agrícola CBO 3411-20 atua como piloto agrícola, traçando plano operacional de voo, reconhecendo área de aplicação agrícola, obtendo autorização de voo e do local de pouso, inspecionando aeronave e equipamentos, conferindo execução das ações dos auxiliares de terra, decolando, operando aeronave durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando aeronave Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.
Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva na aeronave Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3411-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Piloto agrícola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins CBO 3411-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-20
- Técnicos de nível médio.
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins.
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
O que faz um Piloto agrícola
O Piloto agrícola CBO 3411-20 traça plano operacional de voo para operações aeroagrícolas, examinando condições operacionais do destino e alternativas, reconhecendo área de aplicação agrícola, analisando a região para manter distância de áreas densamente povoadas, de embarcações, de aglomerações de pessoas ao ar livre e de outras situações legalmente previstas, ao programar a pulverização com produtos químicos, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação da aeronave ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais de aeronave, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.
Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e calculando número de voos para pulverização.
Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona aeronave e equipamentos, conferindo documentação, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa da aeronave, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, checando sistemas operacionais da aeronave, e conferindo equipamentos de emergência e segurança.
Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.
Opera aeronave, procedendo decolagem, efetuando voo a baixa altura, fazendo checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, controlando condições climáticas - como direção do vento e umidade, verificando e regulando sistemas que compõem a aeronave, operando descida, fazendo aproximação da pista, pousando aeronave, e desligando motores.
Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves.
Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo.
Pode realizar aplicação em voo de fertilizantes, sementes, inseticidas, herbicidas e outros defensivos, combater incêndios em campos e florestas, combater insetos e vetores de doenças, ou executar outro serviço especializado Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Comunica emergência aos órgãos de controle.
Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo Agenda manutenção preventiva, periódica e corretiva Notifica, à manutenção, ocorrências, anormalidades e restrições operacionais da aeronave.
Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes Segue normas ambientais para descarte de embalagens, sobras e resíduos, especialmente de defensivos e de outros produtos químicos.
Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, providenciando descontaminação do sistema de pulverização, conferindo tipos de cargas e embalagens a bordo, e manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3411-20 deve inspecionar aeronave e equipamentos, trabalhar com segurança, interpretar regras de tráfego aéreo, realizar serviços especializados, demonstrar competências pessoais, agir em situações de emergência e anormalidade, operar aeronaves, comunicar-se, traçar plano operacional.
Condições de trabalho dessas profissões
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3411-20
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.
Atividades exercidas por um Piloto agrícola CBO 3411-20
Um Piloto agrícola (ou sinônimo) deve comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, pousar aeronave, combater causas da emergência, treinar procedimentos de emergência em simulador de vôo, demonstrar paciência, examinar combustível - quantidade, qualidade e tipo, desativar sistemas previstos, operar aproximação, mostrar-se apto fisicamente, operar cruzeiro, examinar posicionamento e distribuição das cargas, adaptar-se a diferentes climas e horários, efetuar procedimentos de abandono, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, conferir peso da carga, expressar-se verbalmente, combater incêndio, demonstrar raciocínio lógico, manusear extintores de incêndio, planejar rota e nível de vôo - altitude, checar sistemas operacionais da aeronave, consultar manuais da aeronave, operar subida, demonstrar liderança, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, orientar-se espacialmente, verificar condições operacionais do destino e alternativas, trabalhar em equipe, obter autorização de vôo, comunicar ocorrências ao comandante ou a manutenção, controlar potências e velocidades de acordo com fases de vôo, comunicar-se por sinais, ativar sistemas alternativos, obter autorização para local de pouso, usar equipamentos de proteção individual, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, administrar o estresse, operar sistema de pulverização agrícola, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, efetuar vôo a baixa altura, participar de treinamentos de segurança, operar descida, interpretar cartas e mapas, determinar potências do motor conforme tabelas, efetuar check list de cada fase da operação - conferir lista já elaborada, reconfigurar performance da aeronave, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, proceder a partida e táxi, providenciar descontaminação do sistema de pulverização, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, conferir equipamentos de emergência e segurança, acompanhar navegação e consumo de combustível, regular sistemas que compõem a aeronave, acionar apoios de terra, tomar decisões, aplicar regras de vôo por instrumentos, gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme check list, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, desligar motores, submeter-se a revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, gerenciar procedimentos, consultar publicações do depv - diretoria de eletrônica e proteção ao vôo, demonstrar autocontrole, determinar peso máximo de decolagem e pouso, monitorar altura e faixas de aplicação por gps - sistema global de posição e ou bandeira, conviver com diferenças, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, reconhecer área de aplicação - agrícola e aerofotogrametria, preparar notificação de vôo, decolar aeronave, taxiar aeronave, alijar - soltar carga e ou combustível, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, ajustar potência do motor, determinar velocidade e posição de, identificar a anormalidade ou emergência, calcular número de vôos para pulverização, providenciar degelo na aeronave - operação inverno, preencher comunicado de segurança, preencher documentação de bordo, monitorar rota e altitude autorizadas, manusear garrafas de oxigênio portáteis, adaptar-se a diversidade de culturas, realizar inspeção externa da aeronave, analisar condições da pista - cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura, monitorar sistemas que compõem a aeronave, examinar amarração das cargas, calcular quantidade de combustível, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, verificar condições meteorológicas, aplicar regras de vôo visual, conferir artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas, farmácia, verificar existência e condições de local para pouso.