CBO 3425-35 - Operador de atendimento aeroviário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em transportes aéreos
O profissional no cargo de Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35 presta serviços aeroviários em empresa de navegação aérea, atendendo passageiros na venda de passagem e nos processos de embarque em aeronave e de desembarque no destino Pode abrir processo por extravio ou danificação de bagagem.
Em caso de emergência médica, providencia atendimento Registra reclamações de passageiros Insere dados no sistema informativo de voo (SIV).
Elabora relatórios Cumpre procedimentos, normas regulamentadoras da Aeronáutica e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3425-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em transportes aéreos que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de atendimento aeroviário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em transportes aéreos CBO 3425-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3425-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em transportes aéreos.
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
O que faz um Operador de atendimento aeroviário
O Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35 levanta informações de planejamento de voo sobre número de passageiros, carga e bagagem, para definir o número de bilhetes que poderá ser vendido Atende clientes e usuários da aviação civil.
Vende bilhetes, faz reserva de voos e providencia acomodações.
No processo de embarque, confere bilhetes e documentação dos passageiros Examina documento específico para transporte de objetos atípicos.
Etiqueta bagagem Pode chamar lista de espera.
Insere dados no sistema informativo de voo (SIV).
Encaminha os passageiros à sala de embarque Solicita descarte de objetos proibidos e/ou perigosos.
Pode solicitar consentimento de passageiros para busca pessoal.
Efetua chamada para embarque, de acordo com prioridades Pode acomodar bagagem fora do padrão ou excedente no porão da aeronave Informa à tripulação quantidade de pessoas a bordo.
Acondiciona, conforme legislação vigente, objetos especiais declarados Identifica passageiros faltantes no embarque, podendo providenciar a retirada de sua bagagem Autoriza e acompanha o fechamento das portas da aeronave e dos porões.
Na chegada ao destino, providencia o atendimento de passageiros especiais – tais como pessoas doentes e/ou com dificuldades de locomoção – para desembarque Encaminha passageiros em conexão para embarque no outro voo.
Direciona passageiros para sala de desembarque Em caso de emergência médica, providencia atendimento Guarda bagagem desacompanhada, extraviada ou esquecida, conforme procedimento padrão.
Pode abrir processo de extravio ou danificação de bagagem Pode providenciar indenizações ao passageiro, em casos previstos na legislação Pode fornecer informações gerais e registrar reclamações de passageiro.
Elabora relatórios Participa de reuniões.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3425-35 deve embarcar passageiros e bagagens, desembarcar passageiros, promover segurança do aeródromo, planejar vôo, comunicar-se, controlar tráfego aéreo, demonstrar competências pessoais, realizar inspeção em Áreas restritas de segurança - ars, atender clientes e usuários do sistema de aviação civil, despachar vôos, ministrar treinamento, prover segurança de vôos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3425-35
O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio mais cursos de especialização que variam de duzentas a mais de quatrocentas horas-aula. Há tendência de aumento de qualificação e parte dela é adquirida no próprio emprego há tendência de rodízio de funções nas empresas aéreas com a configuração de um novo tipo de profissional, polivalente. Para o pleno exercício das atividades, requer-se de três a cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35
Um Operador de atendimento aeroviário (ou sinônimo) deve efetuar comunicação terra e ar via radiotelefonia, solicitar isolamento de áreas, acondicionar, segundo legislação vigente, objetos especiais declarados, capacidade de síntese, informar quantidade de serviços de bordo, acuidade visual, retirar bagagem dos passageiros faltantes ao embarque, abrir processo de falta ou danificação de bagagem, preencher formulário de manifesto de peso e balanceamento, alimentar o sistema informativo de vôo - siv com dados atualizados, enviar relatório de perigo para órgãos pertinentes, desembarcar passageiros especiais - doentes, prisioneiros, grávidas e com dificuldade de locomoção, etiquetar bagagem, efetuar chamadas de embarque segundo prioridades, trabalhar em equipe, objetividade, guardar bagagem desacompanhada - rush, extraviada ou esquecida, encaminhar passageiros em conexão, capacidade sensorial, informar comandante sobre boletim meteorológico atualizado, divulgar a filosofia do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos - sipaer, capacidade de assumir responsabilidades, informar tripulação quantidade de pessoas a bordo e existência de passageiros especiais, organização, elaborar relatórios, capacidade de liderança, providenciar atendimento de emergências médicas, instruir pessoal em cursos de qualificação, participar de reuniões, recolher informações passadas pelo planejamento de vôo, recolher assinaturas no manifesto de peso e balanceamento, clareza, destacar cartão de embarque, acompanhar procedimentos de segurança, chamar lista de espera, notificar comandante sobre existência de passageiros armados a bordo, rapidez de reflexos, conferir total de passageiros embarcados, informar passageiros armados sobre existência de outros na mesma situação, conferir documentação e bilhete, capacidade de visão sistêmica, identificar objetos que possam causar danos às aeronaves/passageiros, vender bilhetes, atenção focada e difusa, iniciativa, acionar mecanismos para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica, direcionar passageiros para sala de desembarque, acompanhar estagiários e treinandos, providenciar acomodações e indenizações a passageiros, recolher objetos que possam causar danos às aeronaves, comunicar a administração sobre presença de objetos abandonados, fazer reservas de vôo, usar epi, capacidade de observação, autorizar fechamento da porta da aeronave e/ou porões, contornar situações adversas, notificar a administração sobre focos de incêndio e invasão no aeródromo, identificar passageiros faltantes ao embarque, conferir documentação específica para transporte de objetos atípicos, acionar orgão competente, resolução de problemas, demonstrar auto-controle, acompanhar fechamento das portas da aeronave e/ou porões, falar em público, capacidade de cumprir normas e regras, fornecer informações gerais, registrar reclamações de clientes e usuários, determinar distribuição de carga e bagagem nos porões, capacidade de percepção situacional.