CBO 3426-05 - Chefe de estação portuária - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em transportes por vias navegáveis e operações portuárias

O profissional no cargo de Chefe de estação portuária CBO 3426-05 exerce a chefia de estações portuárias, supervisionando recebimento e embarque de cargas e passageiros, coordenando serviços de embarcação em estações portuárias, e organizando distribuição de cargas e passageiros Planeja as atividades, considerando os recursos disponíveis.

Prepara a equipe de trabalho, viabilizando participações em programas de treinamento Elabora documentos administrativos relacionados às atividades da estação portuária Colabora no desenvolvimento e na implantação de projetos, com uso de recursos tecnológicos avançados, para melhoria das condições operacionais e de segurança nas estações portuárias.

Mantém iniciativas integradoras entre a estação portuária e seu entorno Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3426-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em transportes por vias navegáveis e operações portuárias que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Chefe de estação portuária, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em transportes por vias navegáveis e operações portuárias CBO 3426-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3426-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em transportes por vias navegáveis e operações portuárias.
      • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.

O que faz um Chefe de estação portuária

O Chefe de estação portuária CBO 3426-05 planeja as atividades de estações portuárias (instalações portuárias - localizadas dentro ou fora da área do porto organizado - utilizadas em movimentação de passageiros e/ou de cargas, no transporte aquaviário), levando em conta os espaços disponíveis, os fluxos, os equipamentos e os demais recursos instalados Supervisiona recebimento e embarque de cargas e passageiros nas estações portuárias, examinando a previsão de operações de embarque e desembarque e analisando os relatórios das embarcações.

Supervisiona o recebimento de documentação e o processo de liberação de cargas e passageiros.

Supervisiona a equipe de operação Organiza distribuição de cargas e passageiros, selecionando tipos e tamanhos de embarcações de acordo com volume e peso de cargas e quantidade de passageiros, estipulando destinos para as embarcações, e calculando horários de saída e de chegada das viagens.

Pode definir a utilização de navios especializados de acordo com o tipo de carga Pode organizar a distribuição de cargas com uso de robôs.

Coordena serviços de embarcação em estações portuárias, distribuindo tripulação para embarcações, determinando horários para as operações, e definindo tipos de embarcação de acordo com a demanda por serviços.

Determina o acionamento de motores para dar início à movimentação de embarcações Providencia serviços de auxílio à tripulação e serviços de auxílio às operações com embarcações.

Define prioridades de atracação de embarcações, de acordo com a programação das operações, tendo em vista maior agilidade operacional, com redução do período em que a embarcação permanece atracada.

Nas operações de atracação, desatracação, embarque e desembarque nas estações portuárias, distribui tarefas a serem cumpridas na embarcação e/ou na estação, e estabelece ponte de embarque e desembarque Monitora o embarque e o desembarque de passageiros Presta assessoramento nas ocasiões de visitas de representantes da capitania dos portos, apresentando as instalações da estação portuária e disponibilizando as informações solicitadas.

Colabora com setor de tecnologia da empresa no desenvolvimento e na implantação de recursos para a área de segurança da estação portuária, tais como sistemas de localização em tempo real, análise inteligente de vídeo, câmeras térmicas e reconhecimento facial, dentre outros Participa na implantação de recursos tecnológicos - tais como “QR Code” (sistema de resposta rápida com código de barras) -, para facilitar embarques e desembarques em cruzeiros internacionais e outras modalidades de serviço Estuda e implanta soluções para redução de perdas e melhoramento contínuo da produtividade e da segurança, nas operações da estação portuária.

Pode fazer uso de sistemas do tipo “Big Data” (grandes conjuntos de dados), analisando informações e empregando técnicas e critérios definidos, a fim de prever demandas e tendências que interferem nas atividades das estações portuárias Prepara a equipe de trabalho, avaliando desempenho, identificando necessidades de treinamento, e viabilizando a participação em programas de treinamento.

Elabora documentos administrativos relacionados às atividades da estação portuária, tais como listas de equipamentos de embarcação, planilhas de estatísticas operacionais, dentre outros Encaminha a documentação elaborada para setores da empresa Mantém iniciativas integradoras entre a estação portuária e seu entorno, considerando aspectos urbanísticos, ambientais e de negócios, bem como a integração com outros modais de transporte.

Zela pela preservação ambiental, colaborando – no âmbito da estação portuária – para a redução de emissões no transporte aquaviário Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e aplicando princípios básicos de ergonomia Desenvolve campanhas de prevenção de acidentes e de proteção do meio ambiente.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3426-05 deve organizar distribuição de cargas e passageiros, coordenar serviços de embarcação em porto e estação, demonstrar competências pessoais, elaborar documentos, supervisionar recebimento e embarque de cargas e passageiros, programar atracação de embarcação, monitorar atracação e desatracação, embarque e desembarque.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em transportes por vias navegáveis e operações portuárias trabalham em empresas do ramo de transporte aquaviário e de companhias de operações portuárias. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente a céu aberto, podendo atuar em horários irregulares e em rodízio de turnos. No exercício de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse, podem, ainda, estar sujeitos a ruído intenso, poeira das cargas, cargas suspensas e em trânsito.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3426-05

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de ensino técnico em transportes, em nível médio. O pleno exercício das atividades se dá após o período de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Chefe de estação portuária CBO 3426-05

Um Chefe de estação portuária (ou sinônimo) deve monitorar embarque e desembarque de passageiros, estabelecer ponte de embarque e desembarque, distribuir tarefas em embarcação e estação, providenciar equipamentos de segurança dos trabalhadores - epi, definir prioridades de atracação, tomar decisões, listar equipamentos de embarcação, providenciar serviços de auxílio a tripulação, liderar equipes, transmitir informações, encaminhar documentação para setores da empresa, estipular destinos de embarcações, elaborar planilhas de estatísticas operacionais, selecionar tipos e tamanhos de embarcações, providenciar serviços de auxílio a embarcações, determinar horário e tipo de embarcação, calcular horários de saída e chegada, assessorar visitas de capitania dos portos, supervisionar recebimento de documentação e liberação de cargas e passageiros, analisar previsão de embarque e desembarque de cargas e passageiros, negociar vantagens operacionais, distribuir tripulação para embarcações, determinar acionamento de motores, supervisionar equipe de operação, analisar relatório de embarcação, demonstrar iniciativa.

Cargos e salários CBO 3426-05 - Técnicos em transportes por vias navegáveis e operações portuárias

Salário Chefe de Estação Portuária

Chefe de Estação Portuária: Brasil

O profissional no cargo de Chefe de Estação Portuária CBO 3426-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.533 e 6.356 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 165 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3426-05.
Salário Agente de Estação Portuária

Agente de Estação Portuária: Brasil

O profissional no cargo de Agente de Estação Portuária CBO 3426-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.533 e 6.356 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 165 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3426-05.