CBO 3511-05 - Técnico de contabilidade - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em contabilidade
O profissional no cargo de Técnico de contabilidade CBO 3511-05 executa atividades de contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos, efetua a contabilidade gerencial e realiza o controle patrimonial de empresas e instituições públicas e privadas, atuando sob supervisão de Contador e/ou Chefe de contabilidade Executa processos administrativos e contábeis para constituição e enquadramento tributário de empresa.
Presta atendimento à fiscalização Pode colaborar na gestão recursos humanos Pode prestar consultoria empresarial.
Atua de acordo com princípios de ética e sigilo das informações e cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3511-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em contabilidade que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de contabilidade, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em contabilidade CBO 3511-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3511-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em contabilidade.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de contabilidade
O Técnico de contabilidade CBO 3511-05 realiza processos administrativos e contábeis para constituição de uma empresa, efetuando o enquadramento tributário Faz registros da empresa junto aos órgãos públicos competentes e providencia documentos para envio à junta comercial e/ou aos cartórios.
Identifica, organiza e confere documentos fiscais e contábeis.
Analisa a documentação, verificando a sua validade e conformidade e separando-a de acordo com a sua natureza Classifica os documentos, em função do seu conteúdo, e registra os dados referentes à sua movimentação.
Efetua lançamentos contábeis, elabora balancetes de verificação e concilia contas Escritura livros contábeis e fiscais, com o uso de programas e sistemas informatizados.
Realiza a Escrituração Contábil Digital (ECD) para encaminhar informações contábeis e fiscais – tais como Livro Diário, Livro Razão, Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento – à Receita Federal do Brasil, pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
Apura impostos, juros, taxas e tarifas a receber e a pagar Atende a obrigações fiscais acessórias.
Presta informações para auditorias interna e externa.
Operacionaliza a contabilidade de custos, relacionando custos operacionais e não operacionais Apura estoques Contabiliza custos orçados em comparação aos realizados.
Elabora relatório de custo Efetua a contabilidade gerencial, realizando previsão orçamentária, compilando informações contábeis, analisando evolução de contas, efetuando análises comparativas e preparando fluxo de caixa Executa planejamento tributário e elabora balanço social.
Realiza o controle patrimonial, verificando a entrada e a saída de ativos imobilizados e de outros itens patrimoniais Calcula depreciação e reavaliação de bens.
Calcula juros sobre patrimônio em formação Amortiza gastos e custos incorridos Procede equivalência patrimonial.
Realiza inventário do patrimônio Elabora balanço patrimonial Presta atendimento à fiscalização por intermédio da apresentação de documentos, livros e relatórios contábeis.
Pode entrar em contato com os órgãos de fiscalização, para regularizar documentos da empresa ou instituição Pode prestar consultoria empresarial, examinando os documentos fiscais e a documentação contábil, diagnosticando os problemas da empresa e reestruturando o plano de contas Pode colaborar na gestão de processos relativos a recursos humanos, tais como verificação dos termos de dissídios coletivos, formalização de contratos de trabalho, processamento de folha de pagamento, cálculos de rescisão de contrato de trabalho, e preenchimento de relatórios de informações sociais para órgãos governamentais.
Interage com as demais áreas da empresa ou instituição que possuem interface com a área contábil, para alinhamento de conceitos e ações Organiza e arquiva – em meio físico e eletrônico – informações e documentos administrativos e contábeis.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3511-05 deve atender a fiscalização, proceder consultoria empresarial, regularizar empresa, demonstrar competências pessoais, realizar controle patrimonial, executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos, constituir empresa, comunicar-se, efetuar contabilidade gerencial, administrar o departamento pessoal, identificar documentos e informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em contabilidade trabalham em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais, como estatutários, empregados assalariados ou como autônomos (consultor contábil). O trabalho é presencial ou à distância, pode ser realizado de forma individual sem supervisão, ou em equipe, sob supervisão. Os profissionais trabalham em ambiente fechado, no período diurno. O chefe de contabilidade e o técnico de contabilidade permanecem, durante longos períodos, em posições desconfortáveis e trabalham sob pressão, o que pode levá- los à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3511-05
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em contabilidade (nível médio). O exercício pleno das atividades ocorre após quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico de contabilidade CBO 3511-05
Um Técnico de contabilidade (ou sinônimo) deve inventariar documentação trabalhista e legislação, demonstrar custo incorrido e ou orçado, classificar documentos fiscais, proceder equivalência patrimonial, apurar o resultado da alienação, diagnosticar os problemas da empresa, assessorar o desenvolvimento de software contábil, identificar custo gerencial e administrativo, preparar todos os livros pertinentes a empresa para autenticação, compilar informações contábeis, contatar os órgãos competentes, analisar documentação societária, criar relatório de custo, elaborar o balanço social, efetuar balanço de abertura, preparar relatórios, depreciar bens, dar baixa ao ativo imobilizado, analisar comportamento das contas, apurar impostos, reavaliar bens, transparecer objetividade, contabilizar custo orçado ou incorrido, gerar guias de encargos sociais, demonstrar disciplina, raciocinar logicamente, computar folha de pagamento dos empregados, empregadores e terceiros, relacionar custos operacionais e não operacionais, resolver problemas administrativos, executar o planejamento tributário, acompanhar o programa de controle médico de saúde ocupacional, enviar boletins informativos, reorganizar a contabilidade, conciliar contas, emitir diário, razão e livros fiscais, atualizar a contabilidade, distinguir os atos dos fatos administrativos, definir centro de custos, acompanhar os resultados finais da empresa, efetuar contrato de trabalho, supervisionar o trabalho, administrar os benefícios sociais do empregado, controlar férias, atender a obrigações fiscais acessórias, reestruturar plano de contas, utilizar corretamente as ferramentas de trabalho, inventariar o patrimônio, liderar equipes de trabalho, efetuar análises comparativas, demonstrar dinamismo, interpretar a legislação, codificar documentos contábeis, trabalhar em equipe, recalcular tributos, levantar estoque, apresentar boa aparência, controlar a entrada de ativos imobilizados, preparar rescisão e homologação, dominar grandezas numéricas, verificar os termos dos dissídios coletivos, amortizar os gastos e custos incorridos, visitar regularmente o cliente, delegar competência, demonstrar flexibilidade, enviar documentos para serem arquivados, solicitar documentação para admissão, dominar noções de informática, corrigir bens, preparar fluxo de caixa, demonstrar segurança, utilizar meios e veículos de comunicação, distribuir tarefas, calcular juros sobre patrimônio em formação, encaminhar os atos constitutivos ao arquivo na junta comercial e ou cartório, formar peças contábeis das empresas, fazer balancetes de verificação, eliminar documentos do arquivo após prazo legal, analisar contas patrimoniais, efetuar lançamentos contábeis, manter-se atualizado, assessorar auditoria, demonstrar postura profissional, fornecer consultoria na constituição da empresa, aplicar a legislação relativa ao objeto da empresa, encaminhar os documentos aos setores competentes, registrar a empresa junto aos órgãos públicos competentes, enquadrar a empresa na atividade, escriturar o livro de apuração do lucro real - lalur, demonstrar organização, ministrar cursos e palestras, estudar a documentação contábil, fazer previsão orçamentária, aprontar pedidos de parcelamento, estudar as mudanças da legislação trabalhista, extinguir empresas, disponibilizar documentos e livros, examinar documentos fiscais e legislação, refazer obrigações fiscais de natureza acessória, demonstrar criatividade.