CBO 3513-05 - Técnico em administração - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em administração
O profissional no cargo de Técnico em administração CBO 3513-05 executa atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de finanças, de materiais, de compras e de vendas Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Auxilia na elaboração e na implementação de planejamento estratégico e de planejamento de melhorias dos processos organizacionais Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em administração que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em administração, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em administração CBO 3513-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3513-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em administração.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em administração
O Técnico em administração CBO 3513-05 auxilia na elaboração, na implementação e no acompanhamento de planejamento estratégico Participa do planejamento e da execução de melhorias nos processos organizacionais.
Participa da execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
Executa ações referentes às rotinas de admissão e de demissão Acompanha frequência, afastamentos, férias e processos de transferências de pessoal.
Executa ações referentes à avaliação de desempenho e ao desenvolvimento de pessoas Organiza propostas de treinamentos.
Participa da elaboração de planos de cargos e salários.
Presta informações acerca de direitos trabalhistas Atua na organização e na execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
Auxilia na elaboração da folha de pagamento, lançando e conferindo informações na base de dados e gerando guias para recolhimento de encargos sociais.
Executa atividades nas áreas fiscal e financeira, controlando fluxos de documentos fiscais, fiscalizando recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas e controlando documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato Participa da gestão de materiais e patrimônio, conferindo recebimento e movimentação de materiais e controlando estoques Participa do planejamento e do desenvolvimento das ações de marketing.
Atua na área de compras, organizando processos de contratação de serviços, participando de processos licitatórios e efetivando compras de produtos Assessora a área de vendas, recomendando margem de desconto, contatando e orientando clientes e acompanhando venda e pós-venda Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos Acompanha validade de documentos legais.
Auxilia na execução de atividades relacionadas às operações logísticas Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal, de finanças, de controle patrimonial e de materiais Pode apoiar a operacionalização de ações de comércio exterior.
Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho, avaliando desempenho e analisando necessidades de treinamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3513-05 deve assessorar Área de venda, realizar atividades em recursos humanos, demonstrar competências pessoais, controlar rotina administrativa, atuar na Área de compras, executar atividades nas Áreas fiscal e financeira.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3513-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico em administração CBO 3513-05
Um Técnico em administração (ou sinônimo) deve elaborar cronogramas, pesquisar situação legal da empresa, conferir recebimento de materiais, definir método de trabalho, arquivar documentos, atualizar cadastro geral, participar da correção da prova do processo seletivo, participar do processo de homologação de rescisão contratual, atender cliente, apresentar soluções, acompanhar venda e pós-venda, emitir documentos diversos, controlar benefícios concedidos, fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas, solicitar informações, montar processo seletivo, divulgar resultado do processo seletivo, controlar afastamentos, executar serviços de apoio administrativo, contatar clientes, evidenciar comprometimento, acompanhar validade de documentos legais, executar serviços de caixa e tesouraria, classificar elementos de despesas, elaborar prestações de conta, solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas, tomar iniciativa, participar de comissões de licitação, prestar informações acerca de direitos trabalhistas, adequar atividade a legislação vigente, controlar ativo fixo, controlar transferência de funcionários, agir com ética profissional, assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento, agir com tolerância, aplicar provas de seleção, elaborar organograma, calcular férias, atuar com flexibilidade, gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais, verificar certidão negativa junto ao fgts e inss, precificar produtos, disponibilizar holerite, demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita, conferir processos licitatórios, solicitar cotação de preços, lançar informações na base de dados da folha de pagamentos, comprar serviços e produtos, agir com eficiência e eficácia, organizar rotina diária, participar da movimentação e controle de estoques, destinar recursos orçamentários, controlar férias de funcionários, controlar atividades através de dados estatísticos, elaborar documentos administrativos, divulgar processo seletivo, aplicar legislação para fins de recolhimento, participar da elaboração de provas de seleção, protocolar documentos, conferir lançamentos da folha de pagamento, elaborar fluxograma, elaborar notas de empenho, encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos, participar da avaliação de currículo, efetuar cálculos rescisórios, conferir documentos, buscar aprimoramento profissional, recomendar margem de desconto, fornecer informações para auditorias, controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato, conferir freqüência, administrar despesas com fundo fixo, coletar informações para rescisão contratual, fornecer cotações de preços, controlar fluxos de documentos fiscais, participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação, organizar processos de contratação de serviços e produtos, efetuar cálculos estatísticos, organizar propostas de treinamentos, orientar clientes, acompanhar alterações da legislação vigente, trabalhar em equipe, divulgar informações em veículos diversos, viabilizar processo de admissão.