CBO 3513-05 - Técnico em administração - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em administração
O profissional no cargo de Técnico em administração CBO 3513-05 executa atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de finanças, de materiais, de compras e de vendas Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Auxilia na elaboração e na implementação de planejamento estratégico e de planejamento de melhorias dos processos organizacionais Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em administração que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em administração, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em administração CBO 3513-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3513-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em administração.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em administração
O Técnico em administração CBO 3513-05 auxilia na elaboração, na implementação e no acompanhamento de planejamento estratégico Participa do planejamento e da execução de melhorias nos processos organizacionais.
Participa da execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
Executa ações referentes às rotinas de admissão e de demissão Acompanha frequência, afastamentos, férias e processos de transferências de pessoal.
Executa ações referentes à avaliação de desempenho e ao desenvolvimento de pessoas Organiza propostas de treinamentos.
Participa da elaboração de planos de cargos e salários.
Presta informações acerca de direitos trabalhistas Atua na organização e na execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
Auxilia na elaboração da folha de pagamento, lançando e conferindo informações na base de dados e gerando guias para recolhimento de encargos sociais.
Executa atividades nas áreas fiscal e financeira, controlando fluxos de documentos fiscais, fiscalizando recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas e controlando documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato Participa da gestão de materiais e patrimônio, conferindo recebimento e movimentação de materiais e controlando estoques Participa do planejamento e do desenvolvimento das ações de marketing.
Atua na área de compras, organizando processos de contratação de serviços, participando de processos licitatórios e efetivando compras de produtos Assessora a área de vendas, recomendando margem de desconto, contatando e orientando clientes e acompanhando venda e pós-venda Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos Acompanha validade de documentos legais.
Auxilia na execução de atividades relacionadas às operações logísticas Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal, de finanças, de controle patrimonial e de materiais Pode apoiar a operacionalização de ações de comércio exterior.
Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho, avaliando desempenho e analisando necessidades de treinamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3513-05 deve assessorar Área de venda, executar atividades nas Áreas fiscal e financeira, controlar rotina administrativa, atuar na Área de compras, demonstrar competências pessoais, realizar atividades em recursos humanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3513-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico em administração CBO 3513-05
Um Técnico em administração (ou sinônimo) deve definir método de trabalho, solicitar cotação de preços, elaborar prestações de conta, verificar certidão negativa junto ao fgts e inss, assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento, divulgar informações em veículos diversos, precificar produtos, trabalhar em equipe, conferir processos licitatórios, buscar aprimoramento profissional, acompanhar alterações da legislação vigente, emitir documentos diversos, conferir freqüência, atuar com flexibilidade, viabilizar processo de admissão, participar da correção da prova do processo seletivo, comprar serviços e produtos, organizar propostas de treinamentos, conferir documentos, controlar fluxos de documentos fiscais, controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato, controlar transferência de funcionários, divulgar resultado do processo seletivo, organizar rotina diária, gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais, controlar afastamentos, protocolar documentos, contatar clientes, elaborar fluxograma, fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas, encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos, controlar atividades através de dados estatísticos, conferir lançamentos da folha de pagamento, fornecer cotações de preços, agir com eficiência e eficácia, fornecer informações para auditorias, conferir recebimento de materiais, administrar despesas com fundo fixo, participar de comissões de licitação, acompanhar validade de documentos legais, agir com tolerância, elaborar cronogramas, efetuar cálculos rescisórios, apresentar soluções, organizar processos de contratação de serviços e produtos, participar do processo de homologação de rescisão contratual, recomendar margem de desconto, controlar benefícios concedidos, prestar informações acerca de direitos trabalhistas, destinar recursos orçamentários, elaborar documentos administrativos, lançar informações na base de dados da folha de pagamentos, aplicar provas de seleção, controlar férias de funcionários, executar serviços de apoio administrativo, executar serviços de caixa e tesouraria, calcular férias, participar da elaboração de provas de seleção, orientar clientes, evidenciar comprometimento, solicitar informações, solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas, divulgar processo seletivo, classificar elementos de despesas, controlar ativo fixo, disponibilizar holerite, demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita, participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação, participar da avaliação de currículo, montar processo seletivo, coletar informações para rescisão contratual, aplicar legislação para fins de recolhimento, pesquisar situação legal da empresa, elaborar notas de empenho, acompanhar venda e pós-venda, adequar atividade a legislação vigente, efetuar cálculos estatísticos, atender cliente, participar da movimentação e controle de estoques, arquivar documentos, agir com ética profissional, elaborar organograma, atualizar cadastro geral, tomar iniciativa.