CBO 3513-05 - Técnico em administração - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em administração
O profissional no cargo de Técnico em administração CBO 3513-05 executa atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de finanças, de materiais, de compras e de vendas Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Auxilia na elaboração e na implementação de planejamento estratégico e de planejamento de melhorias dos processos organizacionais Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em administração que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em administração, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em administração CBO 3513-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3513-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em administração.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em administração
O Técnico em administração CBO 3513-05 auxilia na elaboração, na implementação e no acompanhamento de planejamento estratégico Participa do planejamento e da execução de melhorias nos processos organizacionais.
Participa da execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
Executa ações referentes às rotinas de admissão e de demissão Acompanha frequência, afastamentos, férias e processos de transferências de pessoal.
Executa ações referentes à avaliação de desempenho e ao desenvolvimento de pessoas Organiza propostas de treinamentos.
Participa da elaboração de planos de cargos e salários.
Presta informações acerca de direitos trabalhistas Atua na organização e na execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
Auxilia na elaboração da folha de pagamento, lançando e conferindo informações na base de dados e gerando guias para recolhimento de encargos sociais.
Executa atividades nas áreas fiscal e financeira, controlando fluxos de documentos fiscais, fiscalizando recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas e controlando documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato Participa da gestão de materiais e patrimônio, conferindo recebimento e movimentação de materiais e controlando estoques Participa do planejamento e do desenvolvimento das ações de marketing.
Atua na área de compras, organizando processos de contratação de serviços, participando de processos licitatórios e efetivando compras de produtos Assessora a área de vendas, recomendando margem de desconto, contatando e orientando clientes e acompanhando venda e pós-venda Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos Acompanha validade de documentos legais.
Auxilia na execução de atividades relacionadas às operações logísticas Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal, de finanças, de controle patrimonial e de materiais Pode apoiar a operacionalização de ações de comércio exterior.
Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho, avaliando desempenho e analisando necessidades de treinamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3513-05 deve realizar atividades em recursos humanos, atuar na Área de compras, executar atividades nas Áreas fiscal e financeira, assessorar Área de venda, controlar rotina administrativa, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3513-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico em administração CBO 3513-05
Um Técnico em administração (ou sinônimo) deve tomar iniciativa, aplicar legislação para fins de recolhimento, montar processo seletivo, fornecer informações para auditorias, divulgar informações em veículos diversos, orientar clientes, acompanhar alterações da legislação vigente, executar serviços de apoio administrativo, acompanhar validade de documentos legais, controlar benefícios concedidos, acompanhar venda e pós-venda, participar do processo de homologação de rescisão contratual, efetuar cálculos rescisórios, controlar afastamentos, conferir freqüência, elaborar fluxograma, coletar informações para rescisão contratual, fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas, agir com eficiência e eficácia, elaborar documentos administrativos, viabilizar processo de admissão, executar serviços de caixa e tesouraria, pesquisar situação legal da empresa, recomendar margem de desconto, emitir documentos diversos, encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos, controlar fluxos de documentos fiscais, disponibilizar holerite, atualizar cadastro geral, prestar informações acerca de direitos trabalhistas, buscar aprimoramento profissional, demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita, participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação, comprar serviços e produtos, divulgar resultado do processo seletivo, participar da correção da prova do processo seletivo, lançar informações na base de dados da folha de pagamentos, atender cliente, calcular férias, atuar com flexibilidade, controlar férias de funcionários, destinar recursos orçamentários, efetuar cálculos estatísticos, divulgar processo seletivo, aplicar provas de seleção, classificar elementos de despesas, trabalhar em equipe, conferir documentos, agir com ética profissional, controlar ativo fixo, gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais, organizar rotina diária, protocolar documentos, participar da avaliação de currículo, elaborar notas de empenho, conferir lançamentos da folha de pagamento, elaborar cronogramas, participar da movimentação e controle de estoques, controlar transferência de funcionários, definir método de trabalho, agir com tolerância, evidenciar comprometimento, solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas, adequar atividade a legislação vigente, apresentar soluções, contatar clientes, arquivar documentos, fornecer cotações de preços, organizar processos de contratação de serviços e produtos, conferir processos licitatórios, participar de comissões de licitação, elaborar organograma, controlar atividades através de dados estatísticos, elaborar prestações de conta, controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato, conferir recebimento de materiais, solicitar informações, verificar certidão negativa junto ao fgts e inss, administrar despesas com fundo fixo, participar da elaboração de provas de seleção, precificar produtos, solicitar cotação de preços, assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento, organizar propostas de treinamentos.