CBO 3513-15 - Agente de recrutamento e seleção - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em administração
O profissional no cargo de Agente de recrutamento e seleção CBO 3513-15 executa atividades nos processos de recrutamento e seleção de pessoal Realiza a ambientação no trabalho do profissional contratado.
Atua em conformidade com a legislação, com os procedimentos da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente
CBO 3513-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em administração que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de recrutamento e seleção, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em administração CBO 3513-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3513-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em administração.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de recrutamento e seleção
O Agente de recrutamento e seleção CBO 3513-15 a partir de recebimento de solicitação de preenchimento de vaga, estabelece etapas, elabora cronograma e organiza recursos necessários para os processos de recrutamento e seleção Elabora proposta de edital, em parceria com o gestor da área que solicitou o preenchimento de vaga.
Após aprovação do edital, providencia sua divulgação nos canais de comunicação.
Verifica a possibilidade de participação de profissional do quadro no processo seletivo, realizando triagem preliminar de currículos e analisando históricos de desempenho, conforme requisitos e critérios preestabelecidos no edital da vaga Convoca candidatos e os orienta a respeito das etapas do processo de recrutamento e seleção, de acordo com procedimentos da área de recursos humanos.
Verifica documentos e dados de candidatos para processos de seleção Explica as políticas de pessoal e informa o salário e os benefícios oferecidos aos candidatos a emprego.
Executa ou acompanha cada fase do processo seletivo, podendo providenciar impressão de materiais, fazer correção de provas, realizar entrevistas, acompanhar dinâmicas de grupo ou aplicar outras estratégias de seleção.
Confere os documentos dos candidatos selecionados e os encaminha para admissão Apresenta o novo contratado às equipes de trabalho, realizando sua ambientação no trabalho, de acordo com procedimentos da área de recursos humanos.
Reúne os dados dos processos de recrutamento, seleção e ambientação e os inclui em sistemas de informações gerenciais de pessoal.
Organiza, arquiva e encaminha documentos Pode propor melhorias no processo de recrutamento, seleção e ambientação, identificando oportunidades de inovação e pesquisando boas práticas no mercado .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3513-15 deve controlar rotina administrativa, intermediar mão-de-obra para colocação e recolocação, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3513-15
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Agente de recrutamento e seleção CBO 3513-15
Um Agente de recrutamento e seleção (ou sinônimo) deve atuar com flexibilidade, pré-selecionar candidatos, convocar candidatos aptos a ocuparem vaga, apresentar soluções, acompanhar validade de documentos legais, arquivar documentos, agir com eficiência e eficácia, organizar rotina diária, contatar empresas, adequar atividade a legislação vigente, proceder entrada no processo de seguro desemprego, emitir documentos diversos, captar vagas, cadastrar candidato, acompanhar processos seletivos até a finalização, atender cliente, definir método de trabalho, tomar iniciativa, trabalhar em equipe, solicitar informações, controlar atividades através de dados estatísticos, agir com tolerância, evidenciar comprometimento, buscar aprimoramento profissional, executar serviços de apoio administrativo, agir com ética profissional, demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita, entrevistar candidato, analisar exigências para ocupação de vagas, conferir documentos, atualizar cadastro geral, acompanhar alterações da legislação vigente.