CBO 3515-05 - Técnico em secretariado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas
O profissional no cargo de Técnico em secretariado CBO 3515-05 realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.
Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.
Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em secretariado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em secretariado
O Técnico em secretariado CBO 3515-05 realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.
Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.
Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.
Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Pode redigir textos em idioma estrangeiro.
Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.
Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.
Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3515-05 deve coordenar a execução das tarefas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades gerais, redigir textos, assessorar a Área, revisar textos e documentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3515-05
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio completo para os técnicos em secretariado e estenotipista. A escolaridade para o taquígrafo pode variar de nível médio a superior completo. Adicionalmente, requer-se curso de especialização de mais de quatrocentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Técnico em secretariado CBO 3515-05
Um Técnico em secretariado (ou sinônimo) deve compor cadastro de fornecedores e clientes, auxiliar nas reuniões e apresentações, assessorar cursos e eventos, corrigir erros do texto, manter sigilo, requisitar microfilmagem de documentos, trajar-se conforme as normas, manter documentação da área em ordem, utilizar meios eletrônicos, operar equipamento de telefonia, manter-se informado, divulgar informações de interesse dos funcionários, providenciar envio e recebimento de malotes, controlar o agendamento da prestação de serviço, agir com dinamismo, auxiliar na seleção de pessoal do setor, ajustar o texto a redação técnica, consultar publicações técnicas, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, enviar e receber malotes, agendar os compromissos e reuniões, assistir o cliente interno e externo, agir com discrição, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, utilizar tele e videoconferência, administrar verbas disponíveis, demonstrar alta capacidade de concentração, pesquisar na internet, elaborar relatórios, utilizar processos de impressão, planejar as atividades, controlar o estoque de materiais de escritório, registrar a entrada de informações e documentos, cadastrar fornecedores e clientes, preparar cartas, memorandos, atualizar-se tecnicamente, operar programas de computador, analisar documentos, participar de eventos técnicos, demonstrar eficiência, arquivar informações e documentos, atender demandas dos clientes externos, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, estruturar logicamente os textos, intermediar as relações interpessoais, fiscalizar a entrega do trabalho, editorar o texto para divulgação, verificar a qualidade e desempenho do serviço, registrar as despesas, distribuir as tarefas aos colaboradores, elaborar gráficos, atualizar o dicionário pessoal, supervisionar o andamento do serviço, requisitar material de escritório, preparar viagens, controlar o banco de horas do setor, agir com equilíbrio emocional, treinar a velocidade do registro, ordenar tarefas, solicitar cursos de aperfeiçoamento, elaborar apresentações, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, atuar com pontualidade, preparar a escala de trabalho, preparar planilhas, demonstrar iniciativa, classificar arquivos, disponibilizar informações e documentos, elaborar atas e pautas, otimizar procedimentos de trabalho, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras.