CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, investigar acidentes de trabalho, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, integrar processos de negociação, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, implantar a política de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve mostrar impacto econômico de implantação da política, gerar relatórios de resultados, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, determinar causas de acidentes, propor recomendações técnicas, identificar as necessidades educativas em sst, demonstrar atitude pró-ativa, desenvolver sistema de gestão de sst, realizar análise preliminar de risco - apr, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de observação difusa, tomar decisões, utilizar metodologia científica para avaliação, estabelecer formas de controle dos riscos associados, avaliar o desempenho do sistema, avaliar ações educativas de segurança e saúde, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, identificar a política administrativa da instituição, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, validar indicadores de eficiência e eficácia, comparar a situação atual com a legislação, promover ação conjunta com a área de saúde, avaliar impacto da adoção, delegar atribuições, demonstrar capacidade de observação técnica, utilizar métodos e técnicas de comunicação, trabalhar sob pressão, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, verificar eficácia das recomendações, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, coordenar equipes multidisciplinares, controlar atualização de documentos, normas e legislação, orientar as partes em sst, gerenciar a aplicação da política de sst, organizar banco de dados, participar do sistema de gestão ambiental, supervisionar procedimentos técnicos, avaliar o ambiente de trabalho, participar de ações emergenciais, elaborar relatório de acidente de trabalho, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, analisar a aplicação de tecnologia, demonstrar capacidade de nexo causal, implementar programas preventivos e/ou corretivos, atualizar registros, administrar dificuldades de implantação, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, inspecionar implantação, identificar indicadores para replanejamento do sistema, promover reuniões com as contratadas, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, realizar inspeção, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, divulgar a política na instituição ou empresa, assessorar nas negociações, emitir parecer técnico, negociar a aplicabilidade da política, estabelecer mecanismos de intervenção, registrar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, alimentar rede de informações, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, adequar a política de sst às disposições legais, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, selecionar metodologia para investigação de acidentes, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de discernimento, demonstrar capacidade de negociação, administrar conflitos, trabalhar em equipe, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, identificar perdas decorrentes do acidente, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, promover ações educativas em sst, participar de perícias e fiscalizações, demonstrar capacidade de comunicação, analisar causas de acidentes, diagnosticar condições gerais da área de sst, formar multiplicadores, difundir informações, elaborar manual do sistema de gestão de sst, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, demonstrar visão sistêmica.