CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, demonstrar competências pessoais, investigar acidentes de trabalho, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, implantar a política de sst, integrar processos de negociação, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve administrar conflitos, difundir informações, estabelecer formas de controle dos riscos associados, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, propor recomendações técnicas, delegar atribuições, participar de perícias e fiscalizações, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, inspecionar implantação, tomar decisões, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, analisar causas de acidentes, atualizar registros, avaliar impacto da adoção, assessorar nas negociações, alimentar rede de informações, elaborar manual do sistema de gestão de sst, coordenar equipes multidisciplinares, divulgar a política na instituição ou empresa, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, demonstrar capacidade de negociação, emitir parecer técnico, negociar a aplicabilidade da política, elaborar relatório de acidente de trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação, identificar a política administrativa da instituição, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, adequar a política de sst às disposições legais, gerar relatórios de resultados, realizar análise preliminar de risco - apr, realizar inspeção, implementar programas preventivos e/ou corretivos, administrar dificuldades de implantação, supervisionar procedimentos técnicos, identificar as necessidades educativas em sst, demonstrar capacidade de comunicação, formar multiplicadores, verificar eficácia das recomendações, controlar atualização de documentos, normas e legislação, demonstrar capacidade de nexo causal, avaliar ações educativas de segurança e saúde, organizar banco de dados, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, utilizar métodos e técnicas de comunicação, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, orientar as partes em sst, avaliar o desempenho do sistema, promover reuniões com as contratadas, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, validar indicadores de eficiência e eficácia, mostrar impacto econômico de implantação da política, implantar procedimentos técnicos e administrativos, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, selecionar metodologia para investigação de acidentes, demonstrar capacidade de observação difusa, participar do sistema de gestão ambiental, demonstrar capacidade de discernimento, avaliar o ambiente de trabalho, desenvolver sistema de gestão de sst, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, participar de ações emergenciais, revisar documentação de sst, trabalhar em equipe, registrar procedimentos técnicos, identificar perdas decorrentes do acidente, demonstrar visão sistêmica, comparar a situação atual com a legislação, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, trabalhar sob pressão, determinar causas de acidentes, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, analisar a aplicação de tecnologia, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, demonstrar atitude pró-ativa, promover ação conjunta com a área de saúde, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, identificar indicadores para replanejamento do sistema, gerenciar a aplicação da política de sst, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, promover ações educativas em sst, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, diagnosticar condições gerais da área de sst, demonstrar capacidade de observação técnica, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, estabelecer mecanismos de intervenção.