CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, implantar a política de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, investigar acidentes de trabalho, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve formar multiplicadores, diagnosticar condições gerais da área de sst, promover ações educativas em sst, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, gerenciar a aplicação da política de sst, trabalhar em equipe, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, promover ação conjunta com a área de saúde, gerar relatórios de resultados, organizar banco de dados, elaborar relatório de acidente de trabalho, participar de ações emergenciais, implantar procedimentos técnicos e administrativos, emitir parecer técnico, elaborar manual do sistema de gestão de sst, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, controlar atualização de documentos, normas e legislação, participar do sistema de gestão ambiental, administrar conflitos, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, avaliar o desempenho do sistema, analisar causas de acidentes, promover reuniões com as contratadas, registrar procedimentos técnicos, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, realizar análise preliminar de risco - apr, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, orientar as partes em sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, divulgar a política na instituição ou empresa, avaliar ações educativas de segurança e saúde, utilizar métodos e técnicas de comunicação, determinar causas de acidentes, identificar indicadores para replanejamento do sistema, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, negociar a aplicabilidade da política, demonstrar capacidade de comunicação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, demonstrar capacidade de negociação, coordenar equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, implementar programas preventivos e/ou corretivos, adequar a política de sst às disposições legais, delegar atribuições, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, propor recomendações técnicas, demonstrar capacidade de discernimento, analisar a aplicação de tecnologia, identificar perdas decorrentes do acidente, utilizar metodologia científica para avaliação, identificar as necessidades educativas em sst, participar de perícias e fiscalizações, identificar a política administrativa da instituição, demonstrar capacidade de nexo causal, demonstrar visão sistêmica, verificar eficácia das recomendações, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, atualizar registros, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, avaliar o ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de observação difusa, alimentar rede de informações, desenvolver sistema de gestão de sst, realizar inspeção, demonstrar capacidade de observação técnica, revisar documentação de sst, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, tomar decisões, difundir informações, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, administrar dificuldades de implantação, comparar a situação atual com a legislação, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, selecionar metodologia para investigação de acidentes, estabelecer formas de controle dos riscos associados, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, trabalhar sob pressão, assessorar nas negociações, inspecionar implantação, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, supervisionar procedimentos técnicos, estabelecer mecanismos de intervenção, validar indicadores de eficiência e eficácia, avaliar impacto da adoção, mostrar impacto econômico de implantação da política, demonstrar atitude pró-ativa.