CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, implantar a política de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, comunicar-se, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, demonstrar competências pessoais, integrar processos de negociação, investigar acidentes de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve atualizar registros, promover ação conjunta com a área de saúde, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, comparar a situação atual com a legislação, controlar atualização de documentos, normas e legislação, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, avaliar o ambiente de trabalho, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, demonstrar capacidade de observação difusa, participar de ações emergenciais, diagnosticar condições gerais da área de sst, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de observação técnica, adequar a política de sst às disposições legais, promover ações educativas em sst, estabelecer formas de controle dos riscos associados, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, demonstrar capacidade de discernimento, avaliar o desempenho do sistema, tomar decisões, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, determinar causas de acidentes, assessorar nas negociações, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, demonstrar capacidade de comunicação, participar de perícias e fiscalizações, participar do sistema de gestão ambiental, delegar atribuições, orientar as partes em sst, coordenar equipes multidisciplinares, registrar procedimentos técnicos, demonstrar visão sistêmica, inspecionar implantação, realizar inspeção, gerenciar a aplicação da política de sst, trabalhar sob pressão, supervisionar procedimentos técnicos, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, alimentar rede de informações, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, organizar banco de dados, administrar conflitos, administrar dificuldades de implantação, utilizar metodologia científica para avaliação, trabalhar em equipe, identificar a política administrativa da instituição, identificar perdas decorrentes do acidente, desenvolver sistema de gestão de sst, analisar causas de acidentes, realizar análise preliminar de risco - apr, mostrar impacto econômico de implantação da política, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, avaliar impacto da adoção, validar indicadores de eficiência e eficácia, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, verificar eficácia das recomendações, utilizar métodos e técnicas de comunicação, promover reuniões com as contratadas, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, demonstrar capacidade de nexo causal, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, negociar a aplicabilidade da política, divulgar a política na instituição ou empresa, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, identificar as necessidades educativas em sst, elaborar manual do sistema de gestão de sst, gerar relatórios de resultados, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, revisar documentação de sst, formar multiplicadores, identificar indicadores para replanejamento do sistema, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, difundir informações, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, propor recomendações técnicas, estabelecer mecanismos de intervenção, elaborar relatório de acidente de trabalho, implementar programas preventivos e/ou corretivos, avaliar ações educativas de segurança e saúde, analisar a aplicação de tecnologia, selecionar metodologia para investigação de acidentes, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, demonstrar capacidade de negociação, emitir parecer técnico, demonstrar atitude pró-ativa.