CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve comunicar-se, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, investigar acidentes de trabalho, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, integrar processos de negociação, implantar a política de sst, demonstrar competências pessoais, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve demonstrar atitude pró-ativa, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, propor recomendações técnicas, supervisionar procedimentos técnicos, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, difundir informações, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, formar multiplicadores, revisar documentação de sst, promover ações educativas em sst, utilizar metodologia científica para avaliação, realizar inspeção, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, utilizar métodos e técnicas de comunicação, administrar dificuldades de implantação, demonstrar capacidade de observação difusa, trabalhar em equipe, identificar perdas decorrentes do acidente, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, assessorar nas negociações, realizar análise preliminar de risco - apr, verificar eficácia das recomendações, determinar causas de acidentes, controlar atualização de documentos, normas e legislação, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, registrar procedimentos técnicos, mostrar impacto econômico de implantação da política, participar de ações emergenciais, identificar a política administrativa da instituição, analisar causas de acidentes, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, elaborar relatório de acidente de trabalho, analisar a aplicação de tecnologia, avaliar o desempenho do sistema, promover reuniões com as contratadas, inspecionar implantação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, trabalhar sob pressão, estabelecer mecanismos de intervenção, identificar indicadores para replanejamento do sistema, demonstrar visão sistêmica, diagnosticar condições gerais da área de sst, avaliar ações educativas de segurança e saúde, alimentar rede de informações, coordenar equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de discernimento, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, negociar a aplicabilidade da política, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, emitir parecer técnico, implementar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar capacidade de nexo causal, organizar banco de dados, participar do sistema de gestão ambiental, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, identificar as necessidades educativas em sst, demonstrar capacidade de comunicação, avaliar impacto da adoção, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, promover ação conjunta com a área de saúde, divulgar a política na instituição ou empresa, selecionar metodologia para investigação de acidentes, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, atualizar registros, estabelecer formas de controle dos riscos associados, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, demonstrar capacidade de observação técnica, tomar decisões, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, avaliar o ambiente de trabalho, adequar a política de sst às disposições legais, orientar as partes em sst, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, implantar procedimentos técnicos e administrativos, administrar conflitos, demonstrar capacidade de negociação, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, validar indicadores de eficiência e eficácia, elaborar manual do sistema de gestão de sst, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, comparar a situação atual com a legislação, gerenciar a aplicação da política de sst, gerar relatórios de resultados, participar de perícias e fiscalizações, desenvolver sistema de gestão de sst, delegar atribuições.