CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, desenvolver ações educativas na Área de sst, implantar a política de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, integrar processos de negociação, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigar acidentes de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve utilizar metodologia científica para avaliação, propor recomendações técnicas, avaliar o desempenho do sistema, difundir informações, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, analisar a aplicação de tecnologia, organizar banco de dados, emitir parecer técnico, analisar causas de acidentes, supervisionar procedimentos técnicos, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, promover reuniões com as contratadas, promover ações educativas em sst, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, promover ação conjunta com a área de saúde, demonstrar capacidade de observação difusa, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, administrar conflitos, formar multiplicadores, determinar causas de acidentes, participar de perícias e fiscalizações, realizar inspeção, selecionar metodologia para investigação de acidentes, atualizar registros, validar indicadores de eficiência e eficácia, assessorar nas negociações, comparar a situação atual com a legislação, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, avaliar impacto da adoção, participar do sistema de gestão ambiental, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, gerenciar a aplicação da política de sst, gerar relatórios de resultados, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, identificar a política administrativa da instituição, trabalhar em equipe, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, implantar procedimentos técnicos e administrativos, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, avaliar o ambiente de trabalho, divulgar a política na instituição ou empresa, elaborar relatório de acidente de trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, estabelecer formas de controle dos riscos associados, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, demonstrar visão sistêmica, elaborar manual do sistema de gestão de sst, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, orientar as partes em sst, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, tomar decisões, registrar procedimentos técnicos, realizar análise preliminar de risco - apr, revisar documentação de sst, diagnosticar condições gerais da área de sst, coordenar equipes multidisciplinares, desenvolver sistema de gestão de sst, alimentar rede de informações, estabelecer mecanismos de intervenção, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, utilizar métodos e técnicas de comunicação, identificar perdas decorrentes do acidente, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, mostrar impacto econômico de implantação da política, negociar a aplicabilidade da política, participar de ações emergenciais, verificar eficácia das recomendações, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, trabalhar sob pressão, administrar dificuldades de implantação, inspecionar implantação, demonstrar capacidade de negociação, identificar indicadores para replanejamento do sistema, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, implementar programas preventivos e/ou corretivos, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, avaliar ações educativas de segurança e saúde, adequar a política de sst às disposições legais, demonstrar capacidade de nexo causal, identificar as necessidades educativas em sst, controlar atualização de documentos, normas e legislação, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, delegar atribuições, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar capacidade de discernimento, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais.