CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve demonstrar competências pessoais, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, investigar acidentes de trabalho, integrar processos de negociação.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve verificar implementação de ações preventivas e corretivas, analisar causas de acidentes, emitir parecer técnico, implantar procedimentos técnicos e administrativos, determinar causas de acidentes, estabelecer formas de controle dos riscos associados, utilizar metodologia científica para avaliação, desenvolver sistema de gestão de sst, supervisionar procedimentos técnicos, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, elaborar relatório de acidente de trabalho, revisar documentação de sst, identificar indicadores para replanejamento do sistema, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, implementar programas preventivos e/ou corretivos, participar de ações emergenciais, formar multiplicadores, alimentar rede de informações, demonstrar atitude pró-ativa, demonstrar capacidade de nexo causal, difundir informações, validar indicadores de eficiência e eficácia, assessorar nas negociações, gerar relatórios de resultados, organizar banco de dados, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, demonstrar capacidade de observação difusa, promover reuniões com as contratadas, divulgar a política na instituição ou empresa, avaliar o ambiente de trabalho, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, identificar as necessidades educativas em sst, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, identificar perdas decorrentes do acidente, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, identificar a política administrativa da instituição, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, elaborar manual do sistema de gestão de sst, verificar eficácia das recomendações, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, delegar atribuições, promover ação conjunta com a área de saúde, comparar a situação atual com a legislação, selecionar metodologia para investigação de acidentes, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, avaliar ações educativas de segurança e saúde, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, trabalhar em equipe, participar do sistema de gestão ambiental, administrar dificuldades de implantação, demonstrar capacidade de negociação, registrar procedimentos técnicos, adequar a política de sst às disposições legais, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, controlar atualização de documentos, normas e legislação, demonstrar capacidade de comunicação, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, tomar decisões, analisar a aplicação de tecnologia, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, gerenciar a aplicação da política de sst, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, negociar a aplicabilidade da política, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, avaliar o desempenho do sistema, mostrar impacto econômico de implantação da política, orientar as partes em sst, realizar inspeção, propor recomendações técnicas, administrar conflitos, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, diagnosticar condições gerais da área de sst, utilizar métodos e técnicas de comunicação, promover ações educativas em sst, atualizar registros, inspecionar implantação, trabalhar sob pressão, realizar análise preliminar de risco - apr, demonstrar capacidade de discernimento, participar de perícias e fiscalizações, demonstrar visão sistêmica, estabelecer mecanismos de intervenção, avaliar impacto da adoção, coordenar equipes multidisciplinares, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, demonstrar capacidade de observação técnica.