CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst, integrar processos de negociação, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de atentar a detalhes, elaborar manual do sistema de gestão de sst, participar do sistema de gestão ambiental, diagnosticar condições gerais da área de sst, comparar a situação atual com a legislação, alimentar rede de informações, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de discernimento, administrar conflitos, trabalhar em equipe, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, avaliar impacto da adoção, demonstrar capacidade de observação técnica, assessorar nas negociações, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, verificar eficácia das recomendações, registrar procedimentos técnicos, desenvolver sistema de gestão de sst, demonstrar atitude pró-ativa, utilizar metodologia científica para avaliação, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, negociar a aplicabilidade da política, inspecionar implantação, emitir parecer técnico, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, trabalhar sob pressão, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, estabelecer mecanismos de intervenção, gerenciar a aplicação da política de sst, propor recomendações técnicas, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, organizar banco de dados, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, avaliar o ambiente de trabalho, promover ações educativas em sst, difundir informações, utilizar métodos e técnicas de comunicação, orientar as partes em sst, participar de perícias e fiscalizações, avaliar o desempenho do sistema, coordenar equipes multidisciplinares, analisar causas de acidentes, elaborar relatório de acidente de trabalho, analisar a aplicação de tecnologia, promover reuniões com as contratadas, demonstrar capacidade de nexo causal, gerar relatórios de resultados, participar de ações emergenciais, adequar a política de sst às disposições legais, identificar a política administrativa da instituição, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, mostrar impacto econômico de implantação da política, demonstrar capacidade de comunicação, determinar causas de acidentes, validar indicadores de eficiência e eficácia, administrar dificuldades de implantação, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, demonstrar visão sistêmica, identificar indicadores para replanejamento do sistema, identificar perdas decorrentes do acidente, identificar as necessidades educativas em sst, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, controlar atualização de documentos, normas e legislação, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, avaliar ações educativas de segurança e saúde, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, implementar programas preventivos e/ou corretivos, formar multiplicadores, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, selecionar metodologia para investigação de acidentes, atualizar registros, tomar decisões, realizar análise preliminar de risco - apr, divulgar a política na instituição ou empresa, promover ação conjunta com a área de saúde, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, realizar inspeção, estabelecer formas de controle dos riscos associados, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de observação difusa, delegar atribuições.