CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve comunicar-se, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, implantar a política de sst, investigar acidentes de trabalho, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, demonstrar competências pessoais, integrar processos de negociação, desenvolver ações educativas na Área de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve identificar a política administrativa da instituição, estabelecer formas de controle dos riscos associados, administrar conflitos, emitir parecer técnico, analisar a aplicação de tecnologia, demonstrar capacidade de observação difusa, comparar a situação atual com a legislação, adequar a política de sst às disposições legais, tomar decisões, promover ação conjunta com a área de saúde, formar multiplicadores, demonstrar capacidade de observação técnica, estabelecer mecanismos de intervenção, diagnosticar condições gerais da área de sst, identificar perdas decorrentes do acidente, administrar dificuldades de implantação, desenvolver sistema de gestão de sst, selecionar metodologia para investigação de acidentes, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, avaliar o desempenho do sistema, demonstrar capacidade de negociação, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, avaliar ações educativas de segurança e saúde, trabalhar em equipe, realizar inspeção, organizar banco de dados, analisar causas de acidentes, coordenar equipes multidisciplinares, verificar eficácia das recomendações, validar indicadores de eficiência e eficácia, avaliar impacto da adoção, identificar indicadores para replanejamento do sistema, participar de ações emergenciais, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, elaborar manual do sistema de gestão de sst, registrar procedimentos técnicos, elaborar relatório de acidente de trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, revisar documentação de sst, controlar atualização de documentos, normas e legislação, utilizar métodos e técnicas de comunicação, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, promover ações educativas em sst, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, divulgar a política na instituição ou empresa, alimentar rede de informações, implementar programas preventivos e/ou corretivos, inspecionar implantação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, delegar atribuições, participar do sistema de gestão ambiental, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, realizar análise preliminar de risco - apr, demonstrar atitude pró-ativa, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de nexo causal, avaliar o ambiente de trabalho, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, propor recomendações técnicas, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, implantar procedimentos técnicos e administrativos, identificar as necessidades educativas em sst, gerar relatórios de resultados, orientar as partes em sst, difundir informações, determinar causas de acidentes, demonstrar capacidade de comunicação, trabalhar sob pressão, demonstrar visão sistêmica, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, promover reuniões com as contratadas, negociar a aplicabilidade da política, utilizar metodologia científica para avaliação, assessorar nas negociações, mostrar impacto econômico de implantação da política, gerenciar a aplicação da política de sst, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, atualizar registros, participar de perícias e fiscalizações, demonstrar capacidade de discernimento, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos.