CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, implantar a política de sst, desenvolver ações educativas na Área de sst, integrar processos de negociação, investigar acidentes de trabalho, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve verificar eficácia das recomendações, demonstrar capacidade de comunicação, identificar indicadores para replanejamento do sistema, administrar conflitos, demonstrar capacidade de observação técnica, tomar decisões, realizar inspeção, participar de perícias e fiscalizações, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, gerar relatórios de resultados, trabalhar sob pressão, atualizar registros, identificar a política administrativa da instituição, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, desenvolver sistema de gestão de sst, inspecionar implantação, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, avaliar impacto da adoção, analisar causas de acidentes, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, participar de ações emergenciais, difundir informações, avaliar o ambiente de trabalho, estabelecer formas de controle dos riscos associados, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, diagnosticar condições gerais da área de sst, divulgar a política na instituição ou empresa, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, gerenciar a aplicação da política de sst, demonstrar atitude pró-ativa, avaliar ações educativas de segurança e saúde, determinar causas de acidentes, demonstrar visão sistêmica, administrar dificuldades de implantação, validar indicadores de eficiência e eficácia, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, promover ação conjunta com a área de saúde, implementar programas preventivos e/ou corretivos, promover reuniões com as contratadas, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, coordenar equipes multidisciplinares, formar multiplicadores, supervisionar procedimentos técnicos, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, participar do sistema de gestão ambiental, realizar análise preliminar de risco - apr, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, alimentar rede de informações, negociar a aplicabilidade da política, comparar a situação atual com a legislação, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, orientar as partes em sst, demonstrar capacidade de nexo causal, demonstrar capacidade de negociação, identificar perdas decorrentes do acidente, estabelecer mecanismos de intervenção, demonstrar capacidade de observação difusa, adequar a política de sst às disposições legais, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, assessorar nas negociações, emitir parecer técnico, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação, identificar as necessidades educativas em sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, propor recomendações técnicas, avaliar o desempenho do sistema, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, promover ações educativas em sst, organizar banco de dados, implantar procedimentos técnicos e administrativos, trabalhar em equipe, utilizar métodos e técnicas de comunicação, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, mostrar impacto econômico de implantação da política, registrar procedimentos técnicos, selecionar metodologia para investigação de acidentes, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, controlar atualização de documentos, normas e legislação, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, demonstrar capacidade de discernimento, delegar atribuições, elaborar manual do sistema de gestão de sst, elaborar relatório de acidente de trabalho, revisar documentação de sst.