CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, integrar processos de negociação, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigar acidentes de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, demonstrar competências pessoais, implantar a política de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, desenvolver sistema de gestão de sst, participar de perícias e fiscalizações, demonstrar atitude pró-ativa, selecionar metodologia para investigação de acidentes, adequar a política de sst às disposições legais, elaborar manual do sistema de gestão de sst, analisar causas de acidentes, atualizar registros, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, avaliar impacto da adoção, identificar perdas decorrentes do acidente, coordenar equipes multidisciplinares, emitir parecer técnico, gerenciar a aplicação da política de sst, identificar as necessidades educativas em sst, estabelecer mecanismos de intervenção, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, utilizar metodologia científica para avaliação, identificar a política administrativa da instituição, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar relatório de acidente de trabalho, estabelecer formas de controle dos riscos associados, validar indicadores de eficiência e eficácia, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, negociar a aplicabilidade da política, supervisionar procedimentos técnicos, mostrar impacto econômico de implantação da política, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, promover ações educativas em sst, gerar relatórios de resultados, inspecionar implantação, implantar procedimentos técnicos e administrativos, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, organizar banco de dados, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, orientar as partes em sst, promover ação conjunta com a área de saúde, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, identificar indicadores para replanejamento do sistema, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de nexo causal, analisar a aplicação de tecnologia, alimentar rede de informações, implementar programas preventivos e/ou corretivos, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, diagnosticar condições gerais da área de sst, registrar procedimentos técnicos, comparar a situação atual com a legislação, demonstrar capacidade de negociação, determinar causas de acidentes, verificar eficácia das recomendações, utilizar métodos e técnicas de comunicação, avaliar ações educativas de segurança e saúde, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, assessorar nas negociações, administrar conflitos, realizar inspeção, realizar análise preliminar de risco - apr, tomar decisões, participar do sistema de gestão ambiental, participar de ações emergenciais, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, difundir informações, divulgar a política na instituição ou empresa, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, delegar atribuições, revisar documentação de sst, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, demonstrar capacidade de observação difusa, demonstrar capacidade de discernimento, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de observação técnica, avaliar o ambiente de trabalho, propor recomendações técnicas, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, administrar dificuldades de implantação, trabalhar em equipe, controlar atualização de documentos, normas e legislação, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, formar multiplicadores, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, avaliar o desempenho do sistema, promover reuniões com as contratadas, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho.