CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, integrar processos de negociação, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, demonstrar competências pessoais, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve identificar perdas decorrentes do acidente, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, demonstrar visão sistêmica, elaborar relatório de acidente de trabalho, formar multiplicadores, administrar dificuldades de implantação, controlar atualização de documentos, normas e legislação, avaliar impacto da adoção, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, estabelecer formas de controle dos riscos associados, divulgar a política na instituição ou empresa, assessorar nas negociações, trabalhar sob pressão, difundir informações, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, propor recomendações técnicas, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, identificar a política administrativa da instituição, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, realizar análise preliminar de risco - apr, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, avaliar o desempenho do sistema, demonstrar capacidade de nexo causal, inspecionar implantação, tomar decisões, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, elaborar manual do sistema de gestão de sst, comparar a situação atual com a legislação, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, administrar conflitos, analisar causas de acidentes, identificar as necessidades educativas em sst, organizar banco de dados, desenvolver sistema de gestão de sst, demonstrar capacidade de comunicação, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar o ambiente de trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, demonstrar capacidade de discernimento, demonstrar capacidade de observação técnica, gerenciar a aplicação da política de sst, participar de ações emergenciais, demonstrar capacidade de negociação, promover ações educativas em sst, implementar programas preventivos e/ou corretivos, adequar a política de sst às disposições legais, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, trabalhar em equipe, selecionar metodologia para investigação de acidentes, avaliar ações educativas de segurança e saúde, mostrar impacto econômico de implantação da política, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, delegar atribuições, emitir parecer técnico, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, identificar indicadores para replanejamento do sistema, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, analisar a aplicação de tecnologia, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, alimentar rede de informações, estabelecer mecanismos de intervenção, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, verificar eficácia das recomendações, promover ação conjunta com a área de saúde, supervisionar procedimentos técnicos, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, utilizar metodologia científica para avaliação, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, realizar inspeção, participar de perícias e fiscalizações, revisar documentação de sst, implantar procedimentos técnicos e administrativos, registrar procedimentos técnicos, orientar as partes em sst, negociar a aplicabilidade da política, participar do sistema de gestão ambiental, coordenar equipes multidisciplinares, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, validar indicadores de eficiência e eficácia, promover reuniões com as contratadas, gerar relatórios de resultados, demonstrar atitude pró-ativa, atualizar registros, demonstrar capacidade de observação difusa, determinar causas de acidentes.