CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve integrar processos de negociação, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, investigar acidentes de trabalho, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, demonstrar competências pessoais, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, desenvolver ações educativas na Área de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve comparar a situação atual com a legislação, implementar programas preventivos e/ou corretivos, administrar dificuldades de implantação, difundir informações, demonstrar capacidade de negociação, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, identificar as necessidades educativas em sst, formar multiplicadores, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, alimentar rede de informações, selecionar metodologia para investigação de acidentes, verificar eficácia das recomendações, controlar atualização de documentos, normas e legislação, utilizar metodologia científica para avaliação, demonstrar capacidade de observação técnica, implantar procedimentos técnicos e administrativos, atualizar registros, avaliar ações educativas de segurança e saúde, coordenar equipes multidisciplinares, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, gerar relatórios de resultados, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, demonstrar capacidade de nexo causal, elaborar relatório de acidente de trabalho, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, organizar banco de dados, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, orientar as partes em sst, mostrar impacto econômico de implantação da política, divulgar a política na instituição ou empresa, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, avaliar o ambiente de trabalho, estabelecer formas de controle dos riscos associados, participar de ações emergenciais, participar de perícias e fiscalizações, elaborar manual do sistema de gestão de sst, delegar atribuições, avaliar o desempenho do sistema, determinar causas de acidentes, avaliar impacto da adoção, utilizar métodos e técnicas de comunicação, demonstrar capacidade de observação difusa, demonstrar visão sistêmica, trabalhar em equipe, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, diagnosticar condições gerais da área de sst, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, analisar a aplicação de tecnologia, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, tomar decisões, revisar documentação de sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, desenvolver sistema de gestão de sst, promover reuniões com as contratadas, negociar a aplicabilidade da política, supervisionar procedimentos técnicos, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, promover ações educativas em sst, estabelecer mecanismos de intervenção, emitir parecer técnico, identificar indicadores para replanejamento do sistema, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, validar indicadores de eficiência e eficácia, realizar análise preliminar de risco - apr, trabalhar sob pressão, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, adequar a política de sst às disposições legais, inspecionar implantação, demonstrar capacidade de comunicação, realizar inspeção, analisar causas de acidentes, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, registrar procedimentos técnicos, assessorar nas negociações, promover ação conjunta com a área de saúde, propor recomendações técnicas, gerenciar a aplicação da política de sst, demonstrar atitude pró-ativa, participar do sistema de gestão ambiental, demonstrar capacidade de discernimento, identificar a política administrativa da instituição, identificar perdas decorrentes do acidente, administrar conflitos, demonstrar capacidade de atentar a detalhes.