CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, comunicar-se, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, investigar acidentes de trabalho, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve controlar atualização de documentos, normas e legislação, trabalhar em equipe, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, validar indicadores de eficiência e eficácia, implementar programas preventivos e/ou corretivos, participar do sistema de gestão ambiental, identificar indicadores para replanejamento do sistema, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, mostrar impacto econômico de implantação da política, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, emitir parecer técnico, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, comparar a situação atual com a legislação, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, verificar eficácia das recomendações, realizar inspeção, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, divulgar a política na instituição ou empresa, avaliar ações educativas de segurança e saúde, demonstrar capacidade de observação técnica, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, delegar atribuições, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, desenvolver sistema de gestão de sst, orientar as partes em sst, registrar procedimentos técnicos, estabelecer mecanismos de intervenção, implantar procedimentos técnicos e administrativos, trabalhar sob pressão, avaliar impacto da adoção, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, demonstrar capacidade de observação difusa, utilizar métodos e técnicas de comunicação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, promover ação conjunta com a área de saúde, adequar a política de sst às disposições legais, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, determinar causas de acidentes, gerenciar a aplicação da política de sst, gerar relatórios de resultados, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, demonstrar capacidade de discernimento, analisar causas de acidentes, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, difundir informações, diagnosticar condições gerais da área de sst, atualizar registros, identificar a política administrativa da instituição, identificar perdas decorrentes do acidente, administrar dificuldades de implantação, propor recomendações técnicas, participar de perícias e fiscalizações, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, administrar conflitos, coordenar equipes multidisciplinares, elaborar relatório de acidente de trabalho, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de comunicação, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, negociar a aplicabilidade da política, participar de ações emergenciais, utilizar metodologia científica para avaliação, demonstrar capacidade de negociação, inspecionar implantação, alimentar rede de informações, identificar as necessidades educativas em sst, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de nexo causal, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, formar multiplicadores, tomar decisões, estabelecer formas de controle dos riscos associados, selecionar metodologia para investigação de acidentes, demonstrar visão sistêmica, elaborar manual do sistema de gestão de sst, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, assessorar nas negociações, avaliar o ambiente de trabalho, promover reuniões com as contratadas, organizar banco de dados, promover ações educativas em sst, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, avaliar o desempenho do sistema, realizar análise preliminar de risco - apr.