CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, integrar processos de negociação, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, investigar acidentes de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de observação difusa, adequar a política de sst às disposições legais, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, avaliar ações educativas de segurança e saúde, inspecionar implantação, promover ações educativas em sst, validar indicadores de eficiência e eficácia, difundir informações, diagnosticar condições gerais da área de sst, demonstrar capacidade de comunicação, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, estabelecer mecanismos de intervenção, analisar causas de acidentes, atualizar registros, implantar procedimentos técnicos e administrativos, promover ação conjunta com a área de saúde, avaliar impacto da adoção, divulgar a política na instituição ou empresa, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, alimentar rede de informações, demonstrar atitude pró-ativa, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, utilizar métodos e técnicas de comunicação, controlar atualização de documentos, normas e legislação, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, participar do sistema de gestão ambiental, registrar procedimentos técnicos, gerar relatórios de resultados, trabalhar sob pressão, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, revisar documentação de sst, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, comparar a situação atual com a legislação, demonstrar capacidade de negociação, desenvolver sistema de gestão de sst, realizar inspeção, negociar a aplicabilidade da política, elaborar manual do sistema de gestão de sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, identificar as necessidades educativas em sst, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, realizar análise preliminar de risco - apr, delegar atribuições, organizar banco de dados, identificar perdas decorrentes do acidente, demonstrar capacidade de discernimento, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, selecionar metodologia para investigação de acidentes, coordenar equipes multidisciplinares, promover reuniões com as contratadas, identificar a política administrativa da instituição, emitir parecer técnico, analisar a aplicação de tecnologia, avaliar o ambiente de trabalho, avaliar o desempenho do sistema, administrar dificuldades de implantação, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, formar multiplicadores, tomar decisões, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, verificar eficácia das recomendações, participar de ações emergenciais, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, elaborar relatório de acidente de trabalho, orientar as partes em sst, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, assessorar nas negociações, estabelecer formas de controle dos riscos associados, demonstrar capacidade de observação técnica, administrar conflitos, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, implementar programas preventivos e/ou corretivos, utilizar metodologia científica para avaliação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, mostrar impacto econômico de implantação da política, demonstrar capacidade de nexo causal, gerenciar a aplicação da política de sst, identificar indicadores para replanejamento do sistema, propor recomendações técnicas, participar de perícias e fiscalizações, trabalhar em equipe, determinar causas de acidentes.