CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, comunicar-se, investigar acidentes de trabalho, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, integrar processos de negociação.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, inspecionar implantação, validar indicadores de eficiência e eficácia, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, participar de ações emergenciais, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, demonstrar atitude pró-ativa, adequar a política de sst às disposições legais, delegar atribuições, promover reuniões com as contratadas, demonstrar capacidade de comunicação, negociar a aplicabilidade da política, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, desenvolver sistema de gestão de sst, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, identificar as necessidades educativas em sst, utilizar metodologia científica para avaliação, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, implantar procedimentos técnicos e administrativos, difundir informações, emitir parecer técnico, elaborar relatório de acidente de trabalho, identificar a política administrativa da instituição, organizar banco de dados, orientar as partes em sst, propor recomendações técnicas, demonstrar capacidade de negociação, avaliar ações educativas de segurança e saúde, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, realizar análise preliminar de risco - apr, promover ação conjunta com a área de saúde, avaliar o desempenho do sistema, identificar indicadores para replanejamento do sistema, controlar atualização de documentos, normas e legislação, analisar causas de acidentes, divulgar a política na instituição ou empresa, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, demonstrar capacidade de nexo causal, mostrar impacto econômico de implantação da política, promover ações educativas em sst, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, estabelecer mecanismos de intervenção, tomar decisões, atualizar registros, demonstrar visão sistêmica, implementar programas preventivos e/ou corretivos, trabalhar em equipe, administrar dificuldades de implantação, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, utilizar métodos e técnicas de comunicação, trabalhar sob pressão, participar do sistema de gestão ambiental, gerar relatórios de resultados, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, administrar conflitos, registrar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de discernimento, coordenar equipes multidisciplinares, realizar inspeção, gerenciar a aplicação da política de sst, diagnosticar condições gerais da área de sst, selecionar metodologia para investigação de acidentes, avaliar impacto da adoção, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, demonstrar capacidade de observação técnica, participar de perícias e fiscalizações, revisar documentação de sst, avaliar o ambiente de trabalho, verificar eficácia das recomendações, demonstrar capacidade de observação difusa, alimentar rede de informações, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, assessorar nas negociações, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, determinar causas de acidentes, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, elaborar manual do sistema de gestão de sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, comparar a situação atual com a legislação, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, identificar perdas decorrentes do acidente, estabelecer formas de controle dos riscos associados, formar multiplicadores, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados.