CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, comunicar-se, investigar acidentes de trabalho, demonstrar competências pessoais, integrar processos de negociação, implantar a política de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, mostrar impacto econômico de implantação da política, gerenciar a aplicação da política de sst, demonstrar capacidade de comunicação, trabalhar sob pressão, negociar a aplicabilidade da política, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, avaliar o desempenho do sistema, propor recomendações técnicas, revisar documentação de sst, participar de perícias e fiscalizações, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, promover ações educativas em sst, desenvolver sistema de gestão de sst, identificar a política administrativa da instituição, formar multiplicadores, promover reuniões com as contratadas, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, gerar relatórios de resultados, determinar causas de acidentes, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, tomar decisões, realizar análise preliminar de risco - apr, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, supervisionar procedimentos técnicos, inspecionar implantação, identificar indicadores para replanejamento do sistema, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, estabelecer formas de controle dos riscos associados, validar indicadores de eficiência e eficácia, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, demonstrar capacidade de discernimento, diagnosticar condições gerais da área de sst, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, identificar as necessidades educativas em sst, participar do sistema de gestão ambiental, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, alimentar rede de informações, demonstrar capacidade de nexo causal, demonstrar capacidade de observação técnica, avaliar o ambiente de trabalho, organizar banco de dados, adequar a política de sst às disposições legais, analisar causas de acidentes, identificar perdas decorrentes do acidente, coordenar equipes multidisciplinares, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, estabelecer mecanismos de intervenção, divulgar a política na instituição ou empresa, avaliar ações educativas de segurança e saúde, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, utilizar métodos e técnicas de comunicação, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, demonstrar atitude pró-ativa, elaborar manual do sistema de gestão de sst, selecionar metodologia para investigação de acidentes, comparar a situação atual com a legislação, promover ação conjunta com a área de saúde, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, avaliar impacto da adoção, demonstrar visão sistêmica, registrar procedimentos técnicos, verificar eficácia das recomendações, analisar a aplicação de tecnologia, emitir parecer técnico, demonstrar capacidade de negociação, utilizar metodologia científica para avaliação, administrar dificuldades de implantação, controlar atualização de documentos, normas e legislação, implantar procedimentos técnicos e administrativos, implementar programas preventivos e/ou corretivos, participar de ações emergenciais, elaborar relatório de acidente de trabalho, assessorar nas negociações, difundir informações, trabalhar em equipe, atualizar registros, demonstrar capacidade de observação difusa, orientar as partes em sst, delegar atribuições, administrar conflitos, realizar inspeção.