CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve implantar a política de sst, investigar acidentes de trabalho, integrar processos de negociação, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, desenvolver ações educativas na Área de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve estabelecer mecanismos de intervenção, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, realizar análise preliminar de risco - apr, negociar a aplicabilidade da política, determinar causas de acidentes, analisar causas de acidentes, verificar eficácia das recomendações, orientar as partes em sst, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, trabalhar sob pressão, identificar indicadores para replanejamento do sistema, demonstrar capacidade de negociação, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, participar do sistema de gestão ambiental, promover reuniões com as contratadas, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, avaliar o ambiente de trabalho, participar de perícias e fiscalizações, formar multiplicadores, demonstrar capacidade de observação difusa, coordenar equipes multidisciplinares, tomar decisões, realizar inspeção, mostrar impacto econômico de implantação da política, controlar atualização de documentos, normas e legislação, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, identificar a política administrativa da instituição, trabalhar em equipe, implantar procedimentos técnicos e administrativos, elaborar manual do sistema de gestão de sst, avaliar impacto da adoção, alimentar rede de informações, organizar banco de dados, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de observação técnica, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, analisar a aplicação de tecnologia, delegar atribuições, propor recomendações técnicas, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, participar de ações emergenciais, atualizar registros, adequar a política de sst às disposições legais, demonstrar capacidade de discernimento, selecionar metodologia para investigação de acidentes, registrar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de nexo causal, avaliar ações educativas de segurança e saúde, inspecionar implantação, administrar conflitos, assessorar nas negociações, comparar a situação atual com a legislação, estabelecer formas de controle dos riscos associados, difundir informações, avaliar o desempenho do sistema, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, gerenciar a aplicação da política de sst, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, revisar documentação de sst, demonstrar visão sistêmica, desenvolver sistema de gestão de sst, demonstrar capacidade de comunicação, emitir parecer técnico, promover ação conjunta com a área de saúde, validar indicadores de eficiência e eficácia, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, supervisionar procedimentos técnicos, gerar relatórios de resultados, identificar perdas decorrentes do acidente, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, administrar dificuldades de implantação, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, promover ações educativas em sst, demonstrar atitude pró-ativa, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, elaborar relatório de acidente de trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação, implementar programas preventivos e/ou corretivos, divulgar a política na instituição ou empresa, identificar as necessidades educativas em sst.