CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, comunicar-se, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigar acidentes de trabalho, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, integrar processos de negociação, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, delegar atribuições, comparar a situação atual com a legislação, identificar a política administrativa da instituição, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, identificar indicadores para replanejamento do sistema, demonstrar capacidade de comunicação, identificar as necessidades educativas em sst, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, avaliar impacto da adoção, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, participar de ações emergenciais, participar do sistema de gestão ambiental, administrar conflitos, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar capacidade de nexo causal, demonstrar capacidade de observação difusa, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, controlar atualização de documentos, normas e legislação, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, gerar relatórios de resultados, divulgar a política na instituição ou empresa, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, implementar programas preventivos e/ou corretivos, registrar procedimentos técnicos, gerenciar a aplicação da política de sst, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, promover ação conjunta com a área de saúde, adequar a política de sst às disposições legais, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, desenvolver sistema de gestão de sst, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, verificar eficácia das recomendações, demonstrar visão sistêmica, implantar procedimentos técnicos e administrativos, elaborar manual do sistema de gestão de sst, elaborar relatório de acidente de trabalho, coordenar equipes multidisciplinares, emitir parecer técnico, utilizar metodologia científica para avaliação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, realizar inspeção, demonstrar capacidade de discernimento, utilizar métodos e técnicas de comunicação, avaliar o desempenho do sistema, negociar a aplicabilidade da política, avaliar ações educativas de segurança e saúde, propor recomendações técnicas, participar de perícias e fiscalizações, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, validar indicadores de eficiência e eficácia, inspecionar implantação, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, assessorar nas negociações, estabelecer formas de controle dos riscos associados, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, administrar dificuldades de implantação, determinar causas de acidentes, difundir informações, promover ações educativas em sst, atualizar registros, tomar decisões, realizar análise preliminar de risco - apr, selecionar metodologia para investigação de acidentes, formar multiplicadores, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, analisar causas de acidentes, trabalhar em equipe, mostrar impacto econômico de implantação da política, organizar banco de dados, promover reuniões com as contratadas, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, orientar as partes em sst, revisar documentação de sst, supervisionar procedimentos técnicos, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, identificar perdas decorrentes do acidente, estabelecer mecanismos de intervenção, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, trabalhar sob pressão, avaliar o ambiente de trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, alimentar rede de informações, demonstrar capacidade de negociação.