CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, investigar acidentes de trabalho, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, integrar processos de negociação, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, implantar a política de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, estabelecer formas de controle dos riscos associados, controlar atualização de documentos, normas e legislação, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de observação difusa, demonstrar atitude pró-ativa, supervisionar procedimentos técnicos, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, alimentar rede de informações, atualizar registros, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, difundir informações, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, realizar análise preliminar de risco - apr, utilizar métodos e técnicas de comunicação, demonstrar visão sistêmica, selecionar metodologia para investigação de acidentes, identificar indicadores para replanejamento do sistema, avaliar o ambiente de trabalho, gerar relatórios de resultados, organizar banco de dados, promover ação conjunta com a área de saúde, elaborar relatório de acidente de trabalho, administrar dificuldades de implantação, participar de ações emergenciais, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, participar de perícias e fiscalizações, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, determinar causas de acidentes, orientar as partes em sst, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, coordenar equipes multidisciplinares, divulgar a política na instituição ou empresa, registrar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de observação técnica, desenvolver sistema de gestão de sst, participar do sistema de gestão ambiental, identificar as necessidades educativas em sst, assessorar nas negociações, avaliar ações educativas de segurança e saúde, avaliar impacto da adoção, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, demonstrar capacidade de comunicação, comparar a situação atual com a legislação, identificar a política administrativa da instituição, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, identificar perdas decorrentes do acidente, implementar programas preventivos e/ou corretivos, analisar a aplicação de tecnologia, emitir parecer técnico, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de nexo causal, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, demonstrar capacidade de discernimento, inspecionar implantação, delegar atribuições, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, avaliar o desempenho do sistema, adequar a política de sst às disposições legais, mostrar impacto econômico de implantação da política, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, verificar eficácia das recomendações, estabelecer mecanismos de intervenção, validar indicadores de eficiência e eficácia, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, trabalhar em equipe, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, analisar causas de acidentes, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, tomar decisões, elaborar manual do sistema de gestão de sst, negociar a aplicabilidade da política, propor recomendações técnicas, promover reuniões com as contratadas, promover ações educativas em sst, utilizar metodologia científica para avaliação, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de negociação, realizar inspeção, gerenciar a aplicação da política de sst, formar multiplicadores, diagnosticar condições gerais da área de sst, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, administrar conflitos, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável.