CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, investigar acidentes de trabalho, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve elaborar programas preventivos e/ou corretivos, orientar as partes em sst, adequar a política de sst às disposições legais, elaborar manual do sistema de gestão de sst, realizar inspeção, implementar programas preventivos e/ou corretivos, validar indicadores de eficiência e eficácia, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação, tomar decisões, identificar indicadores para replanejamento do sistema, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, controlar atualização de documentos, normas e legislação, demonstrar atitude pró-ativa, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, verificar eficácia das recomendações, avaliar o ambiente de trabalho, registrar procedimentos técnicos, difundir informações, avaliar impacto da adoção, identificar perdas decorrentes do acidente, administrar dificuldades de implantação, propor recomendações técnicas, avaliar o desempenho do sistema, demonstrar capacidade de observação difusa, inspecionar implantação, divulgar a política na instituição ou empresa, demonstrar capacidade de negociação, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, utilizar métodos e técnicas de comunicação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, demonstrar capacidade de nexo causal, promover reuniões com as contratadas, delegar atribuições, demonstrar capacidade de discernimento, emitir parecer técnico, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, elaborar relatório de acidente de trabalho, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, identificar as necessidades educativas em sst, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, trabalhar sob pressão, coordenar equipes multidisciplinares, selecionar metodologia para investigação de acidentes, administrar conflitos, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, promover ação conjunta com a área de saúde, assessorar nas negociações, demonstrar capacidade de comunicação, gerenciar a aplicação da política de sst, promover ações educativas em sst, estabelecer mecanismos de intervenção, gerar relatórios de resultados, implantar procedimentos técnicos e administrativos, alimentar rede de informações, identificar a política administrativa da instituição, diagnosticar condições gerais da área de sst, analisar a aplicação de tecnologia, participar de perícias e fiscalizações, participar de ações emergenciais, mostrar impacto econômico de implantação da política, realizar análise preliminar de risco - apr, comparar a situação atual com a legislação, negociar a aplicabilidade da política, participar do sistema de gestão ambiental, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, demonstrar visão sistêmica, trabalhar em equipe, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, estabelecer formas de controle dos riscos associados, formar multiplicadores, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, organizar banco de dados, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, revisar documentação de sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de observação técnica, analisar causas de acidentes, atualizar registros, supervisionar procedimentos técnicos, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, desenvolver sistema de gestão de sst, avaliar ações educativas de segurança e saúde, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, determinar causas de acidentes.