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CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho

O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.

Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.

Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em segurança do trabalho.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em segurança do trabalho

O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.

Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.

Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).

Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).

Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.

Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.

Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.

Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 3516-05 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, investigar acidentes de trabalho, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, integrar processos de negociação, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, implantar a política de sst, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.

Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05

Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve determinar causas de acidentes, atualizar registros, avaliar o desempenho do sistema, participar do sistema de gestão ambiental, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, gerar relatórios de resultados, demonstrar capacidade de comunicação, supervisionar procedimentos técnicos, orientar as partes em sst, inspecionar implantação, demonstrar capacidade de discernimento, administrar dificuldades de implantação, diagnosticar condições gerais da área de sst, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, trabalhar sob pressão, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de observação difusa, identificar perdas decorrentes do acidente, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, elaborar relatório de acidente de trabalho, analisar causas de acidentes, promover ação conjunta com a área de saúde, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, validar indicadores de eficiência e eficácia, participar de ações emergenciais, controlar atualização de documentos, normas e legislação, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, identificar indicadores para replanejamento do sistema, utilizar metodologia científica para avaliação, formar multiplicadores, adequar a política de sst às disposições legais, demonstrar capacidade de negociação, elaborar manual do sistema de gestão de sst, coordenar equipes multidisciplinares, selecionar metodologia para investigação de acidentes, propor recomendações técnicas, estabelecer formas de controle dos riscos associados, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, promover reuniões com as contratadas, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar o ambiente de trabalho, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, demonstrar capacidade de nexo causal, identificar a política administrativa da instituição, gerenciar a aplicação da política de sst, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, delegar atribuições, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, desenvolver sistema de gestão de sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, divulgar a política na instituição ou empresa, implementar programas preventivos e/ou corretivos, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, assessorar nas negociações, identificar as necessidades educativas em sst, utilizar métodos e técnicas de comunicação, realizar análise preliminar de risco - apr, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, emitir parecer técnico, avaliar impacto da adoção, administrar conflitos, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, demonstrar capacidade de observação técnica, trabalhar em equipe, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, demonstrar visão sistêmica, estabelecer mecanismos de intervenção, realizar inspeção, analisar a aplicação de tecnologia, verificar eficácia das recomendações, tomar decisões, comparar a situação atual com a legislação, negociar a aplicabilidade da política, demonstrar atitude pró-ativa, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, revisar documentação de sst, organizar banco de dados, promover ações educativas em sst, difundir informações, mostrar impacto econômico de implantação da política, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, registrar procedimentos técnicos, avaliar ações educativas de segurança e saúde, alimentar rede de informações, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, participar de perícias e fiscalizações.

Cargos e salários CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho

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