CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, integrar processos de negociação, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve organizar banco de dados, promover reuniões com as contratadas, implantar procedimentos técnicos e administrativos, alimentar rede de informações, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, difundir informações, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, trabalhar sob pressão, adequar a política de sst às disposições legais, negociar a aplicabilidade da política, emitir parecer técnico, realizar análise preliminar de risco - apr, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, avaliar impacto da adoção, realizar inspeção, comparar a situação atual com a legislação, determinar causas de acidentes, avaliar ações educativas de segurança e saúde, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, elaborar relatório de acidente de trabalho, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de nexo causal, administrar conflitos, demonstrar capacidade de comunicação, implementar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar visão sistêmica, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, promover ação conjunta com a área de saúde, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, coordenar equipes multidisciplinares, trabalhar em equipe, mostrar impacto econômico de implantação da política, verificar eficácia das recomendações, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, analisar a aplicação de tecnologia, assessorar nas negociações, tomar decisões, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, registrar procedimentos técnicos, propor recomendações técnicas, avaliar o ambiente de trabalho, divulgar a política na instituição ou empresa, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, identificar indicadores para replanejamento do sistema, desenvolver sistema de gestão de sst, delegar atribuições, participar do sistema de gestão ambiental, participar de ações emergenciais, identificar a política administrativa da instituição, formar multiplicadores, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, demonstrar capacidade de observação difusa, demonstrar atitude pró-ativa, estabelecer formas de controle dos riscos associados, identificar perdas decorrentes do acidente, elaborar manual do sistema de gestão de sst, promover ações educativas em sst, supervisionar procedimentos técnicos, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, avaliar o desempenho do sistema, demonstrar capacidade de discernimento, utilizar métodos e técnicas de comunicação, atualizar registros, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, utilizar metodologia científica para avaliação, demonstrar capacidade de observação técnica, gerar relatórios de resultados, controlar atualização de documentos, normas e legislação, revisar documentação de sst, analisar causas de acidentes, inspecionar implantação, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, orientar as partes em sst, identificar as necessidades educativas em sst, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, participar de perícias e fiscalizações, administrar dificuldades de implantação, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, gerenciar a aplicação da política de sst, validar indicadores de eficiência e eficácia, diagnosticar condições gerais da área de sst, selecionar metodologia para investigação de acidentes, estabelecer mecanismos de intervenção, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança.