CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, demonstrar competências pessoais, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, investigar acidentes de trabalho, comunicar-se, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve controlar atualização de documentos, normas e legislação, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, demonstrar capacidade de observação técnica, analisar a aplicação de tecnologia, promover reuniões com as contratadas, demonstrar capacidade de negociação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, promover ação conjunta com a área de saúde, participar de perícias e fiscalizações, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, avaliar o desempenho do sistema, identificar indicadores para replanejamento do sistema, tomar decisões, desenvolver sistema de gestão de sst, propor recomendações técnicas, assessorar nas negociações, negociar a aplicabilidade da política, trabalhar em equipe, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, demonstrar capacidade de discernimento, utilizar metodologia científica para avaliação, registrar procedimentos técnicos, validar indicadores de eficiência e eficácia, realizar inspeção, demonstrar capacidade de comunicação, participar do sistema de gestão ambiental, estabelecer formas de controle dos riscos associados, orientar as partes em sst, organizar banco de dados, inspecionar implantação, alimentar rede de informações, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, adequar a política de sst às disposições legais, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, diagnosticar condições gerais da área de sst, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, revisar documentação de sst, gerenciar a aplicação da política de sst, comparar a situação atual com a legislação, selecionar metodologia para investigação de acidentes, atualizar registros, identificar perdas decorrentes do acidente, delegar atribuições, promover ações educativas em sst, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, estabelecer mecanismos de intervenção, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de observação difusa, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, participar de ações emergenciais, realizar análise preliminar de risco - apr, identificar as necessidades educativas em sst, analisar causas de acidentes, demonstrar capacidade de nexo causal, difundir informações, determinar causas de acidentes, divulgar a política na instituição ou empresa, implementar programas preventivos e/ou corretivos, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, identificar a política administrativa da instituição, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, coordenar equipes multidisciplinares, administrar dificuldades de implantação, demonstrar atitude pró-ativa, elaborar relatório de acidente de trabalho, demonstrar visão sistêmica, avaliar o ambiente de trabalho, administrar conflitos, gerar relatórios de resultados, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, implantar procedimentos técnicos e administrativos, formar multiplicadores, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, mostrar impacto econômico de implantação da política, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, emitir parecer técnico, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, avaliar impacto da adoção, verificar eficácia das recomendações, avaliar ações educativas de segurança e saúde, elaborar manual do sistema de gestão de sst, trabalhar sob pressão.