CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, investigar acidentes de trabalho, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, integrar processos de negociação, implantar a política de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, atualizar registros, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, avaliar o ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de discernimento, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, identificar a política administrativa da instituição, revisar documentação de sst, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, adequar a política de sst às disposições legais, promover ação conjunta com a área de saúde, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, participar de ações emergenciais, propor recomendações técnicas, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, avaliar impacto da adoção, implementar programas preventivos e/ou corretivos, tomar decisões, negociar a aplicabilidade da política, administrar conflitos, trabalhar sob pressão, identificar perdas decorrentes do acidente, comparar a situação atual com a legislação, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, estabelecer formas de controle dos riscos associados, estabelecer mecanismos de intervenção, promover reuniões com as contratadas, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, demonstrar capacidade de observação difusa, supervisionar procedimentos técnicos, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, orientar as partes em sst, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, assessorar nas negociações, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, analisar causas de acidentes, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, elaborar manual do sistema de gestão de sst, desenvolver sistema de gestão de sst, demonstrar capacidade de observação técnica, formar multiplicadores, avaliar ações educativas de segurança e saúde, determinar causas de acidentes, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, elaborar relatório de acidente de trabalho, selecionar metodologia para investigação de acidentes, analisar a aplicação de tecnologia, demonstrar capacidade de nexo causal, registrar procedimentos técnicos, promover ações educativas em sst, validar indicadores de eficiência e eficácia, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, avaliar o desempenho do sistema, realizar análise preliminar de risco - apr, demonstrar atitude pró-ativa, demonstrar visão sistêmica, implantar procedimentos técnicos e administrativos, trabalhar em equipe, identificar indicadores para replanejamento do sistema, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, realizar inspeção, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de comunicação, organizar banco de dados, utilizar metodologia científica para avaliação, delegar atribuições, diagnosticar condições gerais da área de sst, gerenciar a aplicação da política de sst, participar do sistema de gestão ambiental, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, emitir parecer técnico, controlar atualização de documentos, normas e legislação, alimentar rede de informações, identificar as necessidades educativas em sst, divulgar a política na instituição ou empresa, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, coordenar equipes multidisciplinares, administrar dificuldades de implantação, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, participar de perícias e fiscalizações, inspecionar implantação, difundir informações, gerar relatórios de resultados, mostrar impacto econômico de implantação da política, verificar eficácia das recomendações, elaborar programas preventivos e/ou corretivos.