CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho

O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.

Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.

Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em segurança do trabalho.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em segurança do trabalho

O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.

Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.

Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).

Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).

Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.

Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.

Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.

Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3516-05 deve participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigar acidentes de trabalho, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, integrar processos de negociação, desenvolver ações educativas na Área de sst.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.

Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05

Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, delegar atribuições, analisar a aplicação de tecnologia, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, promover reuniões com as contratadas, trabalhar em equipe, avaliar impacto da adoção, estabelecer formas de controle dos riscos associados, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, alimentar rede de informações, gerar relatórios de resultados, desenvolver sistema de gestão de sst, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, demonstrar capacidade de negociação, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, administrar conflitos, registrar procedimentos técnicos, identificar perdas decorrentes do acidente, mostrar impacto econômico de implantação da política, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, coordenar equipes multidisciplinares, propor recomendações técnicas, tomar decisões, inspecionar implantação, verificar eficácia das recomendações, gerenciar a aplicação da política de sst, demonstrar capacidade de discernimento, adequar a política de sst às disposições legais, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de observação técnica, participar de perícias e fiscalizações, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, implementar programas preventivos e/ou corretivos, realizar análise preliminar de risco - apr, promover ações educativas em sst, negociar a aplicabilidade da política, comparar a situação atual com a legislação, atualizar registros, identificar as necessidades educativas em sst, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, participar do sistema de gestão ambiental, identificar a política administrativa da instituição, realizar inspeção, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, identificar indicadores para replanejamento do sistema, trabalhar sob pressão, avaliar ações educativas de segurança e saúde, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, estabelecer mecanismos de intervenção, formar multiplicadores, demonstrar atitude pró-ativa, elaborar manual do sistema de gestão de sst, participar de ações emergenciais, administrar dificuldades de implantação, promover ação conjunta com a área de saúde, demonstrar capacidade de nexo causal, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar o desempenho do sistema, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, determinar causas de acidentes, selecionar metodologia para investigação de acidentes, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, demonstrar visão sistêmica, difundir informações, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, revisar documentação de sst, controlar atualização de documentos, normas e legislação, analisar causas de acidentes, orientar as partes em sst, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, demonstrar capacidade de observação difusa, utilizar metodologia científica para avaliação, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, demonstrar capacidade de comunicação, diagnosticar condições gerais da área de sst, avaliar o ambiente de trabalho, organizar banco de dados, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, assessorar nas negociações, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, emitir parecer técnico, utilizar métodos e técnicas de comunicação, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, divulgar a política na instituição ou empresa, elaborar relatório de acidente de trabalho, validar indicadores de eficiência e eficácia.

Cargos e salários CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho

Não há posts para exibir