CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve integrar processos de negociação, investigar acidentes de trabalho, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, demonstrar competências pessoais, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, desenvolver ações educativas na Área de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve planejar a política de saúde e segurança do trabalho, formar multiplicadores, gerenciar a aplicação da política de sst, assessorar nas negociações, desenvolver sistema de gestão de sst, demonstrar visão sistêmica, registrar procedimentos técnicos, elaborar relatório de acidente de trabalho, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, difundir informações, trabalhar sob pressão, atualizar registros, administrar dificuldades de implantação, demonstrar capacidade de observação técnica, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, avaliar o ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de comunicação, inspecionar implantação, identificar perdas decorrentes do acidente, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de discernimento, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de observação difusa, realizar análise preliminar de risco - apr, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, verificar eficácia das recomendações, controlar atualização de documentos, normas e legislação, estabelecer mecanismos de intervenção, analisar a aplicação de tecnologia, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, promover ações educativas em sst, participar de perícias e fiscalizações, negociar a aplicabilidade da política, trabalhar em equipe, promover reuniões com as contratadas, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, orientar as partes em sst, realizar inspeção, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, analisar causas de acidentes, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, participar do sistema de gestão ambiental, selecionar metodologia para investigação de acidentes, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, utilizar métodos e técnicas de comunicação, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, tomar decisões, avaliar o desempenho do sistema, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, avaliar impacto da adoção, administrar conflitos, identificar a política administrativa da instituição, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, propor recomendações técnicas, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, emitir parecer técnico, comparar a situação atual com a legislação, validar indicadores de eficiência e eficácia, demonstrar capacidade de nexo causal, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar atitude pró-ativa, participar de ações emergenciais, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, elaborar manual do sistema de gestão de sst, adequar a política de sst às disposições legais, identificar indicadores para replanejamento do sistema, gerar relatórios de resultados, utilizar metodologia científica para avaliação, organizar banco de dados, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, alimentar rede de informações, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, delegar atribuições, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, coordenar equipes multidisciplinares, avaliar ações educativas de segurança e saúde, estabelecer formas de controle dos riscos associados, divulgar a política na instituição ou empresa, identificar as necessidades educativas em sst, mostrar impacto econômico de implantação da política, implementar programas preventivos e/ou corretivos, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, implantar procedimentos técnicos e administrativos, determinar causas de acidentes, promover ação conjunta com a área de saúde.