CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, demonstrar competências pessoais, implantar a política de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, investigar acidentes de trabalho, comunicar-se, desenvolver ações educativas na Área de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, verificar eficácia das recomendações, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, diagnosticar condições gerais da área de sst, realizar inspeção, avaliar ações educativas de segurança e saúde, participar de ações emergenciais, utilizar métodos e técnicas de comunicação, participar do sistema de gestão ambiental, formar multiplicadores, estabelecer formas de controle dos riscos associados, trabalhar em equipe, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, propor recomendações técnicas, alimentar rede de informações, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, demonstrar visão sistêmica, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, administrar conflitos, implementar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, implantar procedimentos técnicos e administrativos, emitir parecer técnico, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, negociar a aplicabilidade da política, validar indicadores de eficiência e eficácia, estabelecer mecanismos de intervenção, participar de perícias e fiscalizações, avaliar o desempenho do sistema, coordenar equipes multidisciplinares, determinar causas de acidentes, demonstrar capacidade de discernimento, delegar atribuições, avaliar o ambiente de trabalho, analisar causas de acidentes, demonstrar capacidade de observação difusa, demonstrar capacidade de comunicação, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, orientar as partes em sst, gerar relatórios de resultados, demonstrar capacidade de nexo causal, atualizar registros, selecionar metodologia para investigação de acidentes, inspecionar implantação, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de observação técnica, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar manual do sistema de gestão de sst, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, tomar decisões, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, controlar atualização de documentos, normas e legislação, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, mostrar impacto econômico de implantação da política, demonstrar atitude pró-ativa, elaborar relatório de acidente de trabalho, desenvolver sistema de gestão de sst, administrar dificuldades de implantação, promover ação conjunta com a área de saúde, divulgar a política na instituição ou empresa, identificar indicadores para replanejamento do sistema, gerenciar a aplicação da política de sst, assessorar nas negociações, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, identificar perdas decorrentes do acidente, promover ações educativas em sst, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, promover reuniões com as contratadas, identificar a política administrativa da instituição, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, utilizar metodologia científica para avaliação, comparar a situação atual com a legislação, avaliar impacto da adoção, difundir informações, revisar documentação de sst, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, registrar procedimentos técnicos, realizar análise preliminar de risco - apr, organizar banco de dados, adequar a política de sst às disposições legais, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, identificar as necessidades educativas em sst.