CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, integrar processos de negociação, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, comunicar-se, desenvolver ações educativas na Área de sst, demonstrar competências pessoais, investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve determinar causas de acidentes, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, estabelecer formas de controle dos riscos associados, implementar programas preventivos e/ou corretivos, promover ação conjunta com a área de saúde, inspecionar implantação, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, administrar conflitos, assessorar nas negociações, formar multiplicadores, organizar banco de dados, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, verificar eficácia das recomendações, identificar indicadores para replanejamento do sistema, delegar atribuições, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar o desempenho do sistema, participar de ações emergenciais, divulgar a política na instituição ou empresa, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, registrar procedimentos técnicos, realizar inspeção, estabelecer mecanismos de intervenção, realizar análise preliminar de risco - apr, avaliar impacto da adoção, participar de perícias e fiscalizações, orientar as partes em sst, supervisionar procedimentos técnicos, identificar as necessidades educativas em sst, demonstrar capacidade de negociação, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar visão sistêmica, adequar a política de sst às disposições legais, validar indicadores de eficiência e eficácia, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, promover ações educativas em sst, demonstrar capacidade de observação difusa, gerar relatórios de resultados, identificar perdas decorrentes do acidente, identificar a política administrativa da instituição, demonstrar capacidade de nexo causal, diagnosticar condições gerais da área de sst, controlar atualização de documentos, normas e legislação, promover reuniões com as contratadas, difundir informações, desenvolver sistema de gestão de sst, administrar dificuldades de implantação, tomar decisões, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, propor recomendações técnicas, negociar a aplicabilidade da política, demonstrar atitude pró-ativa, comparar a situação atual com a legislação, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, analisar causas de acidentes, implantar procedimentos técnicos e administrativos, emitir parecer técnico, participar do sistema de gestão ambiental, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de observação técnica, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de discernimento, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, demonstrar capacidade de comunicação, selecionar metodologia para investigação de acidentes, atualizar registros, gerenciar a aplicação da política de sst, elaborar manual do sistema de gestão de sst, coordenar equipes multidisciplinares, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, alimentar rede de informações, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, elaborar relatório de acidente de trabalho, mostrar impacto econômico de implantação da política, trabalhar em equipe, utilizar métodos e técnicas de comunicação, avaliar ações educativas de segurança e saúde, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, avaliar o ambiente de trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados.