CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, implantar a política de sst, investigar acidentes de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve participar do sistema de gestão ambiental, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, coordenar equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de observação difusa, demonstrar capacidade de observação técnica, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, adequar a política de sst às disposições legais, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, promover reuniões com as contratadas, avaliar o desempenho do sistema, inspecionar implantação, tomar decisões, demonstrar atitude pró-ativa, demonstrar capacidade de nexo causal, revisar documentação de sst, supervisionar procedimentos técnicos, divulgar a política na instituição ou empresa, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, formar multiplicadores, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, trabalhar em equipe, avaliar impacto da adoção, demonstrar capacidade de discernimento, registrar procedimentos técnicos, gerenciar a aplicação da política de sst, avaliar o ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, realizar inspeção, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, implementar programas preventivos e/ou corretivos, negociar a aplicabilidade da política, utilizar métodos e técnicas de comunicação, difundir informações, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, identificar as necessidades educativas em sst, promover ação conjunta com a área de saúde, utilizar metodologia científica para avaliação, emitir parecer técnico, implantar procedimentos técnicos e administrativos, delegar atribuições, propor recomendações técnicas, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, identificar a política administrativa da instituição, selecionar metodologia para investigação de acidentes, comparar a situação atual com a legislação, demonstrar capacidade de negociação, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, atualizar registros, realizar análise preliminar de risco - apr, elaborar manual do sistema de gestão de sst, administrar conflitos, promover ações educativas em sst, desenvolver sistema de gestão de sst, identificar perdas decorrentes do acidente, alimentar rede de informações, organizar banco de dados, analisar a aplicação de tecnologia, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, controlar atualização de documentos, normas e legislação, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar capacidade de comunicação, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, avaliar ações educativas de segurança e saúde, estabelecer mecanismos de intervenção, identificar indicadores para replanejamento do sistema, mostrar impacto econômico de implantação da política, assessorar nas negociações, gerar relatórios de resultados, participar de ações emergenciais, participar de perícias e fiscalizações, demonstrar visão sistêmica, verificar eficácia das recomendações, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, validar indicadores de eficiência e eficácia, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, estabelecer formas de controle dos riscos associados, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, trabalhar sob pressão, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, determinar causas de acidentes, administrar dificuldades de implantação, orientar as partes em sst, diagnosticar condições gerais da área de sst, elaborar relatório de acidente de trabalho, analisar causas de acidentes.