CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, integrar processos de negociação, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve desenvolver sistema de gestão de sst, analisar causas de acidentes, gerenciar a aplicação da política de sst, demonstrar atitude pró-ativa, promover reuniões com as contratadas, avaliar impacto da adoção, avaliar ações educativas de segurança e saúde, trabalhar sob pressão, revisar documentação de sst, registrar procedimentos técnicos, identificar a política administrativa da instituição, identificar indicadores para replanejamento do sistema, validar indicadores de eficiência e eficácia, selecionar metodologia para investigação de acidentes, emitir parecer técnico, organizar banco de dados, divulgar a política na instituição ou empresa, participar do sistema de gestão ambiental, implantar procedimentos técnicos e administrativos, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, adequar a política de sst às disposições legais, tomar decisões, administrar dificuldades de implantação, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de discernimento, implementar programas preventivos e/ou corretivos, promover ação conjunta com a área de saúde, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, administrar conflitos, gerar relatórios de resultados, participar de perícias e fiscalizações, elaborar manual do sistema de gestão de sst, demonstrar capacidade de observação difusa, difundir informações, supervisionar procedimentos técnicos, trabalhar em equipe, analisar a aplicação de tecnologia, identificar as necessidades educativas em sst, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, assessorar nas negociações, utilizar metodologia científica para avaliação, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, determinar causas de acidentes, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, elaborar relatório de acidente de trabalho, estabelecer formas de controle dos riscos associados, formar multiplicadores, orientar as partes em sst, controlar atualização de documentos, normas e legislação, verificar eficácia das recomendações, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, identificar perdas decorrentes do acidente, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, promover ações educativas em sst, diagnosticar condições gerais da área de sst, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, utilizar métodos e técnicas de comunicação, negociar a aplicabilidade da política, atualizar registros, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, comparar a situação atual com a legislação, demonstrar capacidade de comunicação, mostrar impacto econômico de implantação da política, realizar análise preliminar de risco - apr, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, coordenar equipes multidisciplinares, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, avaliar o desempenho do sistema, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, realizar inspeção, delegar atribuições, propor recomendações técnicas, estabelecer mecanismos de intervenção, demonstrar capacidade de negociação, avaliar o ambiente de trabalho, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, participar de ações emergenciais, demonstrar visão sistêmica, inspecionar implantação, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, demonstrar capacidade de observação técnica, alimentar rede de informações, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, demonstrar capacidade de nexo causal.