CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, investigar acidentes de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, demonstrar competências pessoais, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve avaliar ações educativas de segurança e saúde, estabelecer mecanismos de intervenção, verificar eficácia das recomendações, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, adequar a política de sst às disposições legais, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, elaborar relatório de acidente de trabalho, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, tomar decisões, trabalhar sob pressão, identificar a política administrativa da instituição, elaborar manual do sistema de gestão de sst, assessorar nas negociações, selecionar metodologia para investigação de acidentes, delegar atribuições, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, inspecionar implantação, promover ações educativas em sst, participar do sistema de gestão ambiental, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, promover reuniões com as contratadas, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, implantar procedimentos técnicos e administrativos, estabelecer formas de controle dos riscos associados, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, promover ação conjunta com a área de saúde, gerar relatórios de resultados, utilizar métodos e técnicas de comunicação, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, emitir parecer técnico, formar multiplicadores, realizar inspeção, desenvolver sistema de gestão de sst, demonstrar capacidade de observação técnica, comparar a situação atual com a legislação, identificar perdas decorrentes do acidente, identificar indicadores para replanejamento do sistema, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, controlar atualização de documentos, normas e legislação, trabalhar em equipe, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, divulgar a política na instituição ou empresa, organizar banco de dados, revisar documentação de sst, validar indicadores de eficiência e eficácia, determinar causas de acidentes, demonstrar capacidade de discernimento, negociar a aplicabilidade da política, registrar procedimentos técnicos, orientar as partes em sst, alimentar rede de informações, demonstrar visão sistêmica, analisar causas de acidentes, avaliar impacto da adoção, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, identificar as necessidades educativas em sst, participar de ações emergenciais, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de observação difusa, analisar a aplicação de tecnologia, demonstrar atitude pró-ativa, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de nexo causal, coordenar equipes multidisciplinares, supervisionar procedimentos técnicos, gerenciar a aplicação da política de sst, avaliar o desempenho do sistema, implementar programas preventivos e/ou corretivos, difundir informações, participar de perícias e fiscalizações, administrar dificuldades de implantação, diagnosticar condições gerais da área de sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, propor recomendações técnicas, atualizar registros, mostrar impacto econômico de implantação da política, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, utilizar metodologia científica para avaliação, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, avaliar o ambiente de trabalho, administrar conflitos, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, realizar análise preliminar de risco - apr.