CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve implantar a política de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, investigar acidentes de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve delegar atribuições, elaborar relatório de acidente de trabalho, demonstrar visão sistêmica, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, administrar conflitos, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, divulgar a política na instituição ou empresa, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, organizar banco de dados, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, verificar eficácia das recomendações, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões, desenvolver sistema de gestão de sst, promover ação conjunta com a área de saúde, determinar causas de acidentes, coordenar equipes multidisciplinares, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, gerenciar a aplicação da política de sst, validar indicadores de eficiência e eficácia, selecionar metodologia para investigação de acidentes, participar de perícias e fiscalizações, demonstrar capacidade de observação difusa, identificar a política administrativa da instituição, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, utilizar métodos e técnicas de comunicação, avaliar o ambiente de trabalho, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, demonstrar capacidade de nexo causal, estabelecer formas de controle dos riscos associados, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, gerar relatórios de resultados, demonstrar capacidade de observação técnica, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, assessorar nas negociações, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, identificar indicadores para replanejamento do sistema, comparar a situação atual com a legislação, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, participar do sistema de gestão ambiental, trabalhar em equipe, inspecionar implantação, orientar as partes em sst, registrar procedimentos técnicos, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, emitir parecer técnico, avaliar impacto da adoção, analisar causas de acidentes, avaliar o desempenho do sistema, alimentar rede de informações, administrar dificuldades de implantação, negociar a aplicabilidade da política, identificar as necessidades educativas em sst, realizar análise preliminar de risco - apr, adequar a política de sst às disposições legais, elaborar manual do sistema de gestão de sst, mostrar impacto econômico de implantação da política, propor recomendações técnicas, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, demonstrar capacidade de discernimento, atualizar registros, supervisionar procedimentos técnicos, identificar perdas decorrentes do acidente, implementar programas preventivos e/ou corretivos, analisar a aplicação de tecnologia, formar multiplicadores, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de comunicação, promover reuniões com as contratadas, implantar procedimentos técnicos e administrativos, estabelecer mecanismos de intervenção, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, diagnosticar condições gerais da área de sst, avaliar ações educativas de segurança e saúde, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, utilizar metodologia científica para avaliação, demonstrar atitude pró-ativa, promover ações educativas em sst, realizar inspeção, difundir informações, controlar atualização de documentos, normas e legislação, participar de ações emergenciais.