CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve implantar a política de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, demonstrar competências pessoais, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, investigar acidentes de trabalho, comunicar-se, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve delegar atribuições, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, determinar causas de acidentes, demonstrar capacidade de comunicação, selecionar metodologia para investigação de acidentes, verificar eficácia das recomendações, propor recomendações técnicas, demonstrar capacidade de observação difusa, adequar a política de sst às disposições legais, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, formar multiplicadores, trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, analisar a aplicação de tecnologia, desenvolver sistema de gestão de sst, tomar decisões, avaliar ações educativas de segurança e saúde, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, participar de ações emergenciais, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de nexo causal, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de discernimento, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, demonstrar atitude pró-ativa, participar do sistema de gestão ambiental, divulgar a política na instituição ou empresa, gerar relatórios de resultados, orientar as partes em sst, comparar a situação atual com a legislação, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer formas de controle dos riscos associados, avaliar o desempenho do sistema, emitir parecer técnico, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, coordenar equipes multidisciplinares, revisar documentação de sst, mostrar impacto econômico de implantação da política, implementar programas preventivos e/ou corretivos, avaliar impacto da adoção, promover ações educativas em sst, avaliar o ambiente de trabalho, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, elaborar relatório de acidente de trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de observação técnica, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, inspecionar implantação, demonstrar visão sistêmica, identificar indicadores para replanejamento do sistema, participar de perícias e fiscalizações, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, organizar banco de dados, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, difundir informações, estabelecer mecanismos de intervenção, identificar a política administrativa da instituição, atualizar registros, promover reuniões com as contratadas, validar indicadores de eficiência e eficácia, administrar dificuldades de implantação, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, identificar perdas decorrentes do acidente, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, negociar a aplicabilidade da política, gerenciar a aplicação da política de sst, realizar análise preliminar de risco - apr, assessorar nas negociações, analisar causas de acidentes, promover ação conjunta com a área de saúde, registrar procedimentos técnicos, alimentar rede de informações, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, administrar conflitos, realizar inspeção, utilizar métodos e técnicas de comunicação, controlar atualização de documentos, normas e legislação, identificar as necessidades educativas em sst, diagnosticar condições gerais da área de sst, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, elaborar manual do sistema de gestão de sst.