CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve integrar processos de negociação, implantar a política de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, comunicar-se, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, investigar acidentes de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, determinar causas de acidentes, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, trabalhar em equipe, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, elaborar manual do sistema de gestão de sst, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, implantar procedimentos técnicos e administrativos, assessorar nas negociações, diagnosticar condições gerais da área de sst, gerar relatórios de resultados, formar multiplicadores, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, adequar a política de sst às disposições legais, verificar eficácia das recomendações, revisar documentação de sst, avaliar o desempenho do sistema, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, analisar causas de acidentes, validar indicadores de eficiência e eficácia, gerenciar a aplicação da política de sst, analisar a aplicação de tecnologia, identificar indicadores para replanejamento do sistema, desenvolver sistema de gestão de sst, demonstrar capacidade de observação difusa, demonstrar capacidade de nexo causal, comparar a situação atual com a legislação, demonstrar capacidade de negociação, atualizar registros, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, estabelecer formas de controle dos riscos associados, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, negociar a aplicabilidade da política, realizar análise preliminar de risco - apr, demonstrar visão sistêmica, avaliar ações educativas de segurança e saúde, administrar dificuldades de implantação, identificar a política administrativa da instituição, avaliar o ambiente de trabalho, administrar conflitos, elaborar relatório de acidente de trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, coordenar equipes multidisciplinares, identificar perdas decorrentes do acidente, demonstrar capacidade de observação técnica, participar de perícias e fiscalizações, avaliar impacto da adoção, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, participar do sistema de gestão ambiental, emitir parecer técnico, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, demonstrar capacidade de comunicação, realizar inspeção, supervisionar procedimentos técnicos, utilizar metodologia científica para avaliação, trabalhar sob pressão, promover ações educativas em sst, delegar atribuições, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, alimentar rede de informações, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, estabelecer mecanismos de intervenção, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, promover reuniões com as contratadas, identificar as necessidades educativas em sst, demonstrar capacidade de discernimento, participar de ações emergenciais, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, mostrar impacto econômico de implantação da política, orientar as partes em sst, difundir informações, registrar procedimentos técnicos, tomar decisões, controlar atualização de documentos, normas e legislação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, implementar programas preventivos e/ou corretivos, divulgar a política na instituição ou empresa, organizar banco de dados, promover ação conjunta com a área de saúde, propor recomendações técnicas, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, inspecionar implantação, utilizar métodos e técnicas de comunicação, selecionar metodologia para investigação de acidentes.