CBO 3516-10 - Técnico em higiene ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10 antecipa, reconhece, avalia e controla a exposição aos riscos físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho Monitora a eficácia das medidas aplicadas para neutralização ou redução dos riscos.
Participa do planejamento e da implantação da política de saúde e segurança no trabalho Elabora relatórios e pareceres técnicos Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3516-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em higiene ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em higiene ocupacional
O Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10 participa do planejamento da política de saúde e segurança no trabalho, diagnosticando e analisando tecnicamente as condições ambientais, colaborando na definição dos indicadores e mostrando os impactos - econômicos e na saúde do trabalhador - da implantação da política Participa da implantação da política, divulgando na instituição ou empresa e acompanhando resultados.
Antecipa os riscos físicos, químicos e biológicos, realizando avaliação dos riscos potenciais e estabelecendo medidas preventivas.
Reconhece, por meio de avaliação qualitativa, os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho que possam causar danos à saúde e à integridade dos trabalhadores Para tanto, analisa projetos, processos, instalações e equipamentos.
Avalia, quantitativamente, o grau de severidade dos processos e riscos em relação aos limites de tolerância, definidos em normas Controla a exposição aos riscos, analisando os valores de concentração e intensidade dos agentes em relação aos limites permitidos na legislação nacional e internacional.
Estabelece medidas para minimização ou eliminação dos riscos, antecipados, reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.
Monitora a eficácia das medidas aplicadas no controle de risco, acompanhando a implantação de melhorias, fazendo a revisão periódica das medidas de proteção aplicadas e avaliando os programas de gerenciamento de riscos ambientais Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Analisa fatores ergonômicos e a ocorrência de acidentes nos locais de trabalho para entender seus efeitos na saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Desenvolve ações educativas, estruturadas a partir das necessidades levantadas Elabora cronograma, prepara os materiais didáticos e forma os multiplicadores Avalia os resultados das ações educativas.
Participa de perícias e fiscalizações Elabora relatórios e pareceres técnicos Documenta procedimentos e normas de sistemas de segurança e controla sua atualização.
Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-10 deve participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, implantar a política de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, integrar processos de negociação, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, desenvolver ações educativas na Área de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-10
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10
Um Técnico em higiene ocupacional (ou sinônimo) deve analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política, utilizar métodos e técnicas de comunicação, comparar a situação atual com a legislação, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de discernimento, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, difundir informações, mostrar impacto econômico de implantação da política, orientar as partes em sst, supervisionar procedimentos técnicos, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, interpretar o resultado do tratamento estatístico, analisar a aplicação de tecnologia, tomar decisões, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, estabelecer formas de controle dos riscos associados, emitir parecer técnico, adequar a política de sst às disposições legais, avaliar ações educativas de segurança e saúde, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, promover reuniões com as contratadas, alimentar rede de informações, identificar as necessidades educativas em sst, participar de ações emergenciais, identificar grupos homogêneos de exposição, avaliar o ambiente de trabalho, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, validar indicadores de eficiência e eficácia, avaliar o desempenho do sistema, recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico, trabalhar em equipe, realizar inspeção, efetuar o tratamento estatístico das medições, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, realizar análise preliminar de risco ocupacional - aprho, demonstrar visão sistêmica, divulgar a política na instituição ou empresa, demonstrar atitude pró-ativa, formar multiplicadores, implementar programas preventivos e/ou corretivos, inspecionar implantação, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, administrar conflitos, estabelecer mecanismos de intervenção, demonstrar capacidade de negociação, registrar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de comunicação, assessorar nas negociações, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, promover ação conjunta com a área de saúde, delegar atribuições, priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados, medir agentes de risco ocupacional - avaliação quantitativa, avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional, implantar procedimentos técnicos e administrativos, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, administrar dificuldades de implantação, caracterizar agentes de risco ocupacional, analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos, demonstrar capacidade de nexo causal, atualizar registros, participar de perícias e fiscalizações, controlar atualização de documentos, normas e legislação, trabalhar sob pressão, gerar relatórios de resultados, identificar indicadores para replanejamento do sistema, validar coleta da amostra, participar da definição dos indicadores da política, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar capacidade de observação difusa, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, identificar a política administrativa da instituição, utilizar metodologia científica para avaliação, elaborar procedimentos de melhoria, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, reconhecer agentes de risco ocupacional, coordenar equipes multidisciplinares, avaliar impacto da adoção, participar do sistema de gestão ambiental, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, organizar banco de dados, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, promover ações educativas em sst.