CBO 3516-10 - Técnico em higiene ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10 antecipa, reconhece, avalia e controla a exposição aos riscos físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho Monitora a eficácia das medidas aplicadas para neutralização ou redução dos riscos.
Participa do planejamento e da implantação da política de saúde e segurança no trabalho Elabora relatórios e pareceres técnicos Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3516-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em higiene ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em higiene ocupacional
O Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10 participa do planejamento da política de saúde e segurança no trabalho, diagnosticando e analisando tecnicamente as condições ambientais, colaborando na definição dos indicadores e mostrando os impactos - econômicos e na saúde do trabalhador - da implantação da política Participa da implantação da política, divulgando na instituição ou empresa e acompanhando resultados.
Antecipa os riscos físicos, químicos e biológicos, realizando avaliação dos riscos potenciais e estabelecendo medidas preventivas.
Reconhece, por meio de avaliação qualitativa, os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho que possam causar danos à saúde e à integridade dos trabalhadores Para tanto, analisa projetos, processos, instalações e equipamentos.
Avalia, quantitativamente, o grau de severidade dos processos e riscos em relação aos limites de tolerância, definidos em normas Controla a exposição aos riscos, analisando os valores de concentração e intensidade dos agentes em relação aos limites permitidos na legislação nacional e internacional.
Estabelece medidas para minimização ou eliminação dos riscos, antecipados, reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.
Monitora a eficácia das medidas aplicadas no controle de risco, acompanhando a implantação de melhorias, fazendo a revisão periódica das medidas de proteção aplicadas e avaliando os programas de gerenciamento de riscos ambientais Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Analisa fatores ergonômicos e a ocorrência de acidentes nos locais de trabalho para entender seus efeitos na saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Desenvolve ações educativas, estruturadas a partir das necessidades levantadas Elabora cronograma, prepara os materiais didáticos e forma os multiplicadores Avalia os resultados das ações educativas.
Participa de perícias e fiscalizações Elabora relatórios e pareceres técnicos Documenta procedimentos e normas de sistemas de segurança e controla sua atualização.
Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-10 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, integrar processos de negociação, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, implantar a política de sst, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-10
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10
Um Técnico em higiene ocupacional (ou sinônimo) deve atualizar registros, analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos, avaliar ações educativas de segurança e saúde, estabelecer formas de controle dos riscos associados, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, efetuar o tratamento estatístico das medições, participar da definição dos indicadores da política, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, revisar documentação de sst, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, analisar a aplicação de tecnologia, participar do sistema de gestão ambiental, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação, reconhecer agentes de risco ocupacional, controlar atualização de documentos, normas e legislação, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, divulgar a política na instituição ou empresa, demonstrar capacidade de negociação, assessorar nas negociações, gerar relatórios de resultados, orientar as partes em sst, realizar inspeção, adequar a política de sst às disposições legais, demonstrar capacidade de observação técnica, promover ações educativas em sst, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de nexo causal, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, delegar atribuições, avaliar impacto da adoção, mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, implementar programas preventivos e/ou corretivos, realizar análise preliminar de risco ocupacional - aprho, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, inspecionar implantação, promover ação conjunta com a área de saúde, participar de ações emergenciais, avaliar o desempenho do sistema, validar indicadores de eficiência e eficácia, avaliar o ambiente de trabalho, medir agentes de risco ocupacional - avaliação quantitativa, comparar a situação atual com a legislação, interpretar o resultado do tratamento estatístico, identificar a política administrativa da instituição, formar multiplicadores, demonstrar capacidade de observação difusa, estabelecer mecanismos de intervenção, demonstrar capacidade de discernimento, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, alimentar rede de informações, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional, coordenar equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de comunicação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, trabalhar em equipe, elaborar procedimentos de melhoria, trabalhar sob pressão, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, organizar banco de dados, tomar decisões, emitir parecer técnico, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, diagnosticar condições gerais da área de sst, participar de perícias e fiscalizações, identificar indicadores para replanejamento do sistema, caracterizar agentes de risco ocupacional, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, administrar conflitos, identificar as necessidades educativas em sst, promover reuniões com as contratadas, demonstrar atitude pró-ativa, utilizar métodos e técnicas de comunicação, administrar dificuldades de implantação, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados, registrar procedimentos técnicos, recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico, validar coleta da amostra, implantar procedimentos técnicos e administrativos, mostrar impacto econômico de implantação da política, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, identificar grupos homogêneos de exposição, demonstrar visão sistêmica, difundir informações.