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CBO 3517-25 - Inspetor de risco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de seguros e afins

O profissional no cargo de Inspetor de risco CBO 3517-25 inspeciona o objeto do seguro, examinando os pontos críticos e avaliando a exposição ao risco coberto, para mostrar os pontos problemáticos e as medidas recomendáveis para minimizar a ocorrência de sinistros Atua em conformidade com legislação, com diretrizes de órgãos reguladores e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3517-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de seguros e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Inspetor de risco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de seguros e afins CBO 3517-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3517-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de seguros e afins.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Inspetor de risco

O Inspetor de risco CBO 3517-25 planeja a inspeção, definindo procedimentos, analisando documentação, estudando informações do objeto a ser inspecionado e identificando circunstâncias que aumentam a intensidade ou a probabilidade da ocorrência do risco, a ser assumido pela seguradora Faz inspeções para seguros dos diversos ramos e níveis de complexidade, verificando as condições de segurança do local, das instalações e dos equipamentos.

Verifica a existência de sistemas de prevenção de combate a incêndio e demais equipamentos de segurança, testando as condições de funcionamento dos mesmos e verificando o grau de habilitação da equipe responsável por sua utilização, para resguardar responsabilidades da seguradora.

Aponta áreas críticas ou que assim se tornarão no decorrer do tempo, indicando, orientando e recomendando medidas para sua melhoria Classifica o risco.

Elabora parecer técnico e relatórios de inspeção e vistoria, para subsidiar a decisão da seguradora sobre aceitação (ou não) do risco Verifica a implementação das medidas sugeridas para diminuição dos riscos.

Investiga, analisa e determina a extensão da responsabilidade da companhia de seguros em relação a perdas ou danos pessoais, de acidentes ou de bens e negocia acordo com os reclamantes.

Corresponde-se ou faz entrevista com especialistas, médicos, agentes, testemunhas ou requerentes para compilar informações Calcula pagamentos de benefícios e aprova o pagamento de reivindicações conforme o limite de valor estabelecido.

Pode participar da elaboração de manuais técnicos de sinistros, fornecendo informações práticas com base em sua experiência, para colaborar na formação de novos profissionais.

Pode identificar a origem dos prejuízos ocorridos, determinando se foram diretamente causados por riscos cobertos, para estabelecer possíveis infrações contratuais do seguro Atua na prevenção a fraudes, auxiliando na criação de processos para identificação de possíveis fraudadores.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3517-25 deve comercializar seguros, desenvolver produtos, inspecionar riscos, demonstrar competências pessoais, executar regulação e liquidação de sinistros, elaborar documentação técnica.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de seguros e afins trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3517-25

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Inspetor de risco CBO 3517-25

Um Inspetor de risco (ou sinônimo) deve definir procedimentos de inspeção, transmitir informações sobre necessidades de clientes, expressar-se de forma oral e escrita, demonstrar capacidade de pesquisa, raciocinar de forma lógica, agendar inspeção, elaborar relatórios de inspeção e vistoria, demonstrar flexibilidade, verificar implementação das medidas sugeridas, verificar documentação do objeto de inspeção, recomendar medidas de prevenção de perdas, elaborar parecer técnico, assistir ao desenvolvimento do sistema de informática, criar normas e procedimentos internos, demonstrar capacidade de decisão, demonstrar senso de observação, levantar necessidades dos clientes, dar suporte técnico e comercial aos clientes, testar equipamentos de segurança contra incêndio, sugerir valor segurável, identificar exposição e agravação física e moral do risco, agir com empatia, dar provas de credibilidade, agir com objetividade, agir com paciência, agir com persuasão, fotografar objeto do seguro, obter informações sobre características físicas e morais do risco.

Cargos e salários CBO 3517-25 - Técnicos de seguros e afins

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