CBO 3517-35 - Técnico de resseguros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de seguros e afins
O profissional no cargo de Técnico de resseguros CBO 3517-35 elabora documentação técnica para subsidiar negociação com seguradoras sobre termos, condições e preços de novos contratos de resseguro Participa dos processos de controle, análise e avaliação dos contratos existentes.
Atua em conformidade com legislação, com as regras de resseguro definidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), com diretrizes de órgãos reguladores e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3517-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de seguros e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de resseguros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de seguros e afins CBO 3517-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3517-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de seguros e afins.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de resseguros
O Técnico de resseguros CBO 3517-35 analisa termos, condições e preços propostos pela seguradora, subsidiando a decisão dos subscritores sobre aceitação de um novo contrato de resseguro Pode negociar os termos com a companhia de seguro.
Prepara documentação sobre sinistros pendentes e pagos, calcula prêmios por excesso de perdas, registra crédito e débitos, entre outros processos de controle dos contratos existentes.
Analisa os riscos de uma carteira e o potencial passivo para o ressegurador de indenizar uma seguradora a partir das informações disponíveis, pode calcular a probabilidade estatística de uma reivindicação ser feita, para que a resseguradora analise tendências e posicione-se em relação à natureza do risco.
Pode participar da criação de programas de resseguros sob medida, que protejam os interesses da resseguradora e também contribuam para que os clientes atinjam seus objetivos Apoia corretores de resseguros, subscritores, advogados, gerentes de contas e outros membros da equipe.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3517-35 deve operacionalizar cessão e recuperação de resseguros e co-seguros, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de seguros e afins trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3517-35
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico de resseguros CBO 3517-35
Um Técnico de resseguros (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de pesquisa, demonstrar senso de observação, solicitar adiantamento de recuperação, dar provas de credibilidade, agir com objetividade, conciliar conta corrente com ressegurador e co-segurador, demonstrar capacidade de decisão, agir com empatia, avisar ressegurador e co-segurados dos sinistros ocorridos, agir com persuasão, preparar documentação e relação de sinistros pendentes e pagos, calcular prêmios e recuperação de resseguros, agir com paciência, expressar-se de forma oral e escrita, demonstrar flexibilidade, preparar documentação e relação de riscos cedidos - mapa ou borderô, raciocinar de forma lógica.