CBO 3517-40 - Técnico de seguros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de seguros e afins
O profissional no cargo de Técnico de seguros CBO 3517-40 elabora pareceres técnicos e relatórios, analisa e confere propostas de contratos de seguros, fornece informações ao cliente e presta suporte técnico a diferentes áreas da empresa seguradora Atua em conformidade com legislação, com diretrizes de órgãos reguladores e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ambiental.
CBO 3517-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de seguros e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de seguros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de seguros e afins CBO 3517-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3517-40
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de seguros e afins.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de seguros
O Técnico de seguros CBO 3517-40 analisa proposta de seguro, comparando-a com as condições estabelecidas pela companhia, estudando relatórios de inspeções, laudos médicos e outras informações do cliente Avalia risco e outras condições, para subsidiar a decisão de aceitação ou não da solicitação.
Elabora proposta de apólices e contratos para as diversas modalidades de seguro, fixando as tarifas, prêmios, valor de resgate e outras condições, para atender às solicitações de empresas ou particulares.
Executa atividades administrativas e financeiras para apoiar às diferentes áreas da companhia, tais como enviar avisos de renovação de seguros, juntar documentação para licitações, controlar contas correntes relativas a prêmios e sinistros e organizar fatos contábeis Elabora parecer técnico e relatórios, pesquisando legislação, analisando resultados de carteira, avaliando a adesão dos clientes aos vários produtos e serviços oferecidos.
Apura rentabilidade e estuda outras informações sistematizadas disponíveis em sistemas informatizados Presta atendimento a clientes, informando sobre a oferta de produtos, respondendo ou providenciando resposta às reclamações e encaminhando solicitações às diversas áreas da companhia de seguro.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3517-40 deve elaborar documentação técnica, comercializar seguros, demonstrar competências pessoais, subscrever riscos, inspecionar riscos, desenvolver produtos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de seguros e afins trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3517-40
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico de seguros CBO 3517-40
Um Técnico de seguros (ou sinônimo) deve enviar avisos de renovação de seguros, expressar-se de forma oral e escrita, demonstrar flexibilidade, dar provas de credibilidade, assistir ao desenvolvimento do sistema de informática, agir com empatia, submeter propostas às normas de subscrição da companhia, enquadrar propostas às condições de resseguro e co-seguro da companhia, monitorar resultados da carteira, demonstrar capacidade de pesquisa, agir com persuasão, dar suporte técnico e comercial aos clientes, sugerir valor segurável, recepcionar pedidos de cotação e ou propostas, juntar documentação para licitações, pesquisar legislação, apurar rentabilidade do seguro, processar documentos - apólices, aditamentos, endossos, averbações, fornecer cotação e condições do seguro, raciocinar de forma lógica, analisar condições propostas para o seguro, requisitar laudos médicos e inspeções, demonstrar senso de observação, apurar índice de sinistralidade do segurado, analisar relatórios de inspeção, laudos médicos e questionários, elaborar parecer técnico, demonstrar capacidade de decisão, calcular prêmios, agir com objetividade, agir com paciência.