CBO 3523-20 - Agente fiscal têxtil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes fiscais metrológicos e de qualidade
O profissional no cargo de Agente fiscal têxtil CBO 3523-20 fiscaliza produtos têxteis, bem como medidas materializadas e instrumentos metrológicos empregados em suas medições Realiza ensaios, testes e análises referentes aos produtos têxteis.
Supervisiona equipes e capacita recursos humanos na área de fiscalização têxtil Orienta tecnicamente o público fiscalizado e consumidor de produtos e serviços Registra o processo de fiscalização.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e de gestão e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3523-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes fiscais metrológicos e de qualidade que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente fiscal têxtil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes fiscais metrológicos e de qualidade CBO 3523-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3523-20
- Técnicos de nível médio.
- Agentes fiscais metrológicos e de qualidade.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente fiscal têxtil
O Agente fiscal têxtil CBO 3523-20 fiscaliza produtos têxteis - bem como medidas materializadas e instrumentos metrológicos empregados em suas medições -, verificando a existência da informação da composição têxtil do produto Examina os aspectos formais, conferindo a existência de todas as informações obrigatórias, analisando aspectos quantitativos e verificando a fidelidade de informações.
Realiza fiscalizações em operações especiais (blitz).
Coleta produtos têxteis, notifica o fiscalizado e verifica o cumprimento da notificação Acompanha liberações.
Autua o responsável por infração Interdita produtos e instrumentos e os apreende, cautelar e definitivamente.
Realiza ensaios, testes e análises, seguindo a legislação pertinente aos produtos têxteis.
Efetua testes prévios e seletivos de produtos têxteis, inclusive os pré-medidos Coleta amostras nos locais onde se fabricam, armazenam, acondicionam ou vendem fios, tecidos, confecções ou outros produtos têxteis.
Realiza análises laboratoriais e testes químicos, físicos e colorimétricos de produtos têxteis.
Supervisiona as atividades de fiscalização têxtil, organizando operações especiais e encaminhando produtos têxteis para ensaios de laboratório Supervisiona e coordena equipe, programando e acompanhando as suas atividades e avaliando os trabalhos executados Disponibiliza meios para a execução das atividades e controla equipamentos, instrumentos e materiais utilizados na fiscalização.
Participa de grupos de estudos Capacita recursos humanos na área de fiscalização têxtil, elaborando material didático, preparando aulas, ministrando treinamentos internos e avaliando o desempenho dos treinandos Ministra palestras e colabora na disseminação de conceitos de fiscalização têxtil e metrologia.
Orienta tecnicamente o público – consumidor e fiscalizado – informando sobre procedimentos técnicos e administrativos e esclarecendo sobre legislação Participa da elaboração de material de orientação.
Atende denúncias e reclamações Registra o processo de fiscalização, emitindo termos, intimações, autos e pareceres técnicos Preenche fichas cadastrais e relatórios diários.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3523-20 deve demonstrar competências pessoais, realizar testes, análises e calibrações, capacitar recursos humanos na Área de metrologia, supervisionar as atividades metrológicas, orientar técnicamente o público, registrar o processo de fiscalização, verificação e calibração, fiscalizar instrumentos, medidas materializadas, produtos, marcas de conformidade e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes fiscais metrológicos e de qualidade trabalham em órgãos de fiscalização metrológica, como os institutos de pesos e medidas. São empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão permanente. O local de trabalho pode ser fechado, aberto ou em veículos. Trabalham em horários diurnos e irregulares. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estar expostos a materiais tóxicos e, eventualmente, a explosivos. Na fiscalização, estão sujeitos a pressões que podem desencadear estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3523-20
O exercício profissional dessas ocupações requer curso técnico em metrologia (nível médio), curso técnico na área têxtil ou outra área de fiscalização, seguido de especialização de duzentas a quatrocentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Agente fiscal têxtil CBO 3523-20
Um Agente fiscal têxtil (ou sinônimo) deve coordenar equipes, trabalhar em equipe, apresentar acuidade sensorial, organizar operações especiais, elaborar material didático, manter auto-controle, emitir autos, elaborar parecer técnico, acompanhar a liberação, demonstrar facilidade de comunicação, preencher relatório diário, verificar o cumprimento da notificação, apreender definitivamente, ministrar cursos de reciclagem de técnicos, avaliar desempenho dos treinandos, preparar aulas, ministrar treinamentos internos, informar o público sobre a legislação, realizar testes prévios e seletivos de produtos têxteis e pré-medidos, emitir intimações, agir com critério, interditar produtos e instrumentos, dissseminar a metrologia, autuar o responsável pela infração, informar o público sobre procedimentos técnicos e administrativos, disponibilizar meios para a execução do trabalho, emitir parecer técnico, demonstrar criatividade, participar de grupos de estudo, encaminhar produtos para ensaios de laboratório, programar trabalhos, coletar produtos, preencher fichas cadastrais, buscar informações, notificar o fiscalizado, administrar conflitos, demonstrar capacidade para cálculos e medições, esclarecer procedimentos técnicos, gerenciar o tempo, examinar aspectos formais - existência de todas as informações obrigatórias, tomar decisões, ministrar palestras, ministrar cursos de formação de novos técnicos, avaliar a equipe, apreender cautelarmente, agir com disciplina, examinar aspectos quantitativos - fidelidade de informações, acompanhar trabalhos, orientar o fiscalizado, orientar o consumidor, demonstrar capacidade de avaliação, demonstrar postura adequada, atender denúncias e reclamações, emitir termos, demonstrar segurança, participar da elaboração de material orientativo, dominar a legislação, manter-se atualizado, atuar com ética profissional, examinar a existência da informação da composição têxtil, esclarecer as exigências da legislação, realizar fiscalizações em operações especiais - blitz, controlar equipamentos, instrumentos e materiais utilizados na fiscalização.