CBO 3532-05 - Técnico de operações e serviços bancários – câmbio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operações e serviços bancários
O profissional no cargo de Técnico de operações e serviços bancários – câmbio CBO 3532-05 realiza serviços bancários relativos a câmbio comercial e de turismo, processando e controlando operações, aplicando sistemas de normas e registrando as operações em sistema de informações do Banco Central do Brasil Emite contrato de câmbio, carta de crédito e outros documentos.
Presta atendimento a clientes internos e externos Observa preceitos de sigilo de informações Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos - relativos ao mercado de câmbio - do Banco Central do Brasil e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3532-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operações e serviços bancários que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de operações e serviços bancários – câmbio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operações e serviços bancários CBO 3532-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operações e serviços bancários.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico de operações e serviços bancários – câmbio
O Técnico de operações e serviços bancários – câmbio CBO 3532-05 atende cliente – pessoa física ou jurídica - para compra e venda de moeda estrangeira, venda de cartões internacionais e compra de cheques internacionais Realiza os serviços bancários relativos a câmbio comercial e de turismo, conferindo documentação do cliente e da operação que envolve moeda estrangeira.
Enquadra a operação às normas internas e externas.
Calcula custo de operação de câmbio (VET - Valor efetivo total) Realiza negociações de taxas.
Emite contrato de câmbio, carta de crédito e outros documentos Registra as operações de câmbio, inclusive para importação, exportação e remessa financeira, no Sistema Integrado de Registro de Operações de Câmbio (Sistema Câmbio) - Sistema de Informação do Banco Central (Sisbacen).
Efetua transações de troca de moedas entre bancos, como câmbio e cobertura ou segurança (hedge).
Realiza controle contábil e faz lançamentos de acertos Controla operações de financiamento, alimentando o sistema com informações e verificando documentação pendente.
Notifica clientes em débito e encaminha processos para cobrança judicial.
Executa baixa ou liquidação de operações Elabora relatórios sobre posição de carteiras Participa da gestão do sistema de normas internas e externas, fazendo sua atualização e inspecionando sua aplicação.
Instrui e orienta funcionários sobre a aplicação das normas e regras, podendo contatar órgão governamentais – tais como Receita Federal e Banco Central do Brasil -, para solicitação de esclarecimentos ou informações complementares Presta atendimento a clientes internos e externos – inclusive instituições e clientes internacionais -, esclarecendo dúvidas e dando orientações Obtém autorização de cliente para operações.
Encaminha reclamações de clientes para o setor competente Presta informações a outras áreas da instituição financeira sobre operações cambiais.
Pode treinar funcionários Recebe malotes, checando os documentos recebidos Pode organizar e arquivar – em meio físico e eletrônico – documentos.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3532-05 deve demonstrar competências pessoais, controlar operações de financiamento e de investimento, coordenar recursos humanos, preparar movimento para compensação, atender clientes internos e externos, gerir sistema de normas internas e externas, processar operações de crédito, câmbio e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3532-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.
Atividades exercidas por um Técnico de operações e serviços bancários – câmbio CBO 3532-05
Um Técnico de operações e serviços bancários – câmbio (ou sinônimo) deve demonstrar segurança, demonstrar visão estratégica, demonstrar criatividade, treinar funcionários, encaminhar reclamações de clientes para o setor competente, obter autorização de cliente para operações, contatar órgãos governamentais - bc, bndes, srf, trocar moedas entre bancos - câmbio e hedge, tomar decisões, demonstrar capacidade de análise técnica, transmitir arquivos via sistema, proceder lançamentos de acertos, orientar clientes, conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação, efetuar controle contábil, encaminhar processos para cobrança judicial, emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços, contatar instituições ou clientes internacionais, executar baixa ou liquidação de operação, interpretar normas e regras internas e externas, elaborar relatórios sobre posição de carteiras, instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras, controlar prazo de validade de carta de crédito, demonstrar comprometimento, demonstar dinamismo, cumprir normas e regras internas e externas, demonstrar equilíbrio emocional, inspecionar aplicação de normas e regras, emitir carta de crédito, alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras, demonstrar iniciativa, solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços, registrar importação, exportação e remessa financeira no banco central - sisbacen, demonstrar espírito empreendedor, demonstrar flexibilidade, atualizar sistema de normas e regras, notificar clientes em débito, assimilar mudanças, administrar situações adversas, dar suporte para outras áreas, enquadrar operações às normas internas e externas, checar documentos recebidos, trabalhar em equipe, sanar dúvidas sobre rotinas, verificar documentação pendente, efetuar transações entre contas, demonstrar comunicabilidade, pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes, receber malotes, demonstrar persuasão, demonstrar rapidez de raciocínio.